#Verificamos: Vídeo de Lindbergh Farias no Vidigal não mostra ‘flagra’ de compra de drogas
Circula nas redes sociais um vídeo com o ex-senador Lindbergh Farias (PT-RJ) em um ponto de ônibus. Segundo a legenda que acompanha as imagens, as imagens mostram o petista “flagrado comprando drogas”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“EX-SENADOR PELO PT, LINDENBERG FARIAS, É FLAGRADO COMPRANDO DROGAS NO MORRO DO VIDIGAL NO RIO DE JANEIRO.* *São vermes como esse que financiam o crime organizado em nosso país”
Legenda de vídeo no Facebook que, até as 20h do dia 15 de outubro de 2019, tinha mais de 500 compartilhamentos
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo em questão não mostra o ex-senador Lindbergh Farias (PT-RJ) comprando drogas. No vídeo, ele aparece inicialmente sentado em um ponto de ônibus no morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao perceber que está sendo filmado e ofendido por um homem, ele pergunta repetidamente “cadê o Queiroz?” Em momento algum drogas são mencionadas.
Lindbergh foi à comunidade para participar de uma confraternização política entre coletivos e outros políticos. Ele registrou o encontro no Twitter. Na rede social, Lindbergh publicou uma imagem celebrando a eleição de Ninho Vidigal para o Conselho Tutelar 13 (São Conrado/Rocinha). No vídeo que circula, é possível ver o ex-senador utilizando a mesma camisa que aparece na foto.
No Vidigal com meu amigo Ninho, eleito para o conselho tutelar com uma grande votação. Patrícia Félix, a conselheira mais votada da história do Rio de Janeiro e Tiago, o novo presidente municipal do PT! pic.twitter.com/ghQBsVDNBF
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) October 13, 2019
Na última segunda-feira (14), Lindbergh Farias (PT) divulgou um vídeo desmentindo o boato. “Denunciarei o autor desta agressão à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI)”, escreveu o petista no Twitter. Nesta terça-feira, o ex-senador voltou a se posicionar nas redes. Ele gravou um vídeo mostrando sua ida à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, onde registrou uma ocorrência por injúria, calúnia e difamação.
Minha resposta à calúnia e à difamação feitas contra mim em vídeo gravado no Vidigal. Crime de Fake News! Denunciarei o autor desta agressão à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Assista a resposta e compartilhe a verdade. #contrafakenews pic.twitter.com/dgiOnVkTOd
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) October 14, 2019
Essa informação também foi verificada pelos sites Aos Fatos e Boatos.org.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por: Chico Marés
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)