#Verificamos: É falso que DF fez palestra para professores contra governo Bolsonaro
Circula pelas redes sociais um vídeo em que um palestrante faz críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Segundo a legenda da publicação, o registro seria de um curso obrigatório para professores realizado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal que visava “doutrinar todas as crianças e adolescentes contra o governo”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Pessoal, leia isso:* conheço uma pessoa na Secretaria de Educação do DF. Esses dias teve um *curso obrigatório* para todos os professores. Não tiveram aulas para as crianças, porque os professores estariam em *Curso de Formação.* Chegando lá, não foi permitida a entrada com celular. Passaram o dia inteirinho, do curso, ensinando como *atrapalhar ao máximo o Governo Bolsonaro*. Diziam que é para *doutrinar todas as crianças e adolescentes* contra o governo, fazer greve ao máximo que puder e *provocar a ira do presidente”
Legenda da imagem no Facebook que, até as 16h de 22 de outubro de 2019, tinha mais de 100 compartilhamentos
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo não foi feito em uma palestra da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Na realidade, o registro é de um ato político cultural realizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), por movimentos sociais e por estudantes da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em Recife (PE). Fotos do evento aparecem na página do Facebook do Instituto Humanitas Unicap.
Segundo a assessoria da Unicap, o ato em questão fez parte de um evento chamado “Pernambuco repudia a ditadura militar de 1964”, realizado no último dia 1º de abril. A universidade explicou, em nota, que a Unicap “não fez parte da organização do evento, tendo apenas cedido o auditório”.
Em nota, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, citada no texto que circula em redes sociais, ressaltou que não promoveu nenhum curso que visava doutrinar todas as crianças e adolescentes contra o governo Jair Bolsonaro, classificando a informação como “fake news.”
Segundo a secretaria, a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) realiza cursos de formação continuada para professores no DF. O site da EAPE mostra que os cursos oferecidos no segundo semestre de 2019 falam sobre audiovisual, a importância de brincar, entre outros assuntos. Em nenhum deles o nome do presidente Bolsonaro é citado especificamente.
O vídeo analisado pela Lupa é antigo, circulou no início do ano e voltou a ser compartilhado recentemente. Em maio, publicações semelhantes foram analisadas por Aos Fatos e Estadão Verifica. O site Boatos.org também verificou esse conteúdo em dezembro de 2018.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por: Natália Leal
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)