A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de dissertação sobre figurinhas no Whatsapp em MG é montagem

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.out.2019 | 16h43 |

Circula pelas redes sociais uma imagem de um estudante de pós-graduação da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, apresentando um trabalho. Na foto, ele aparece em frente a uma projeção onde se lê “O uso indiscriminado de figurinhas no Whatsapp e seu impacto social” como título da pesquisa. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“O uso indiscriminado de figurinhas no Whatsapp e seu impacto social”
Legenda da imagem no Facebook que, até as 15h de 22 de outubro de 2019, tinha mais de 100 compartilhamentos

FALSO

A foto analisada pela Lupa é uma montagem. Publicada no Instagram do estudante Stefano Lopes, a imagem original mostra que a pesquisa tem o título: “A pessoa com deficiência e o mercado de trabalho – um estudo na microrregião de Itajubá”. O post foi divulgado no dia 8 de agosto e o estudante celebrava sua defesa de dissertação de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais.

Algumas publicações que circulam em redes sociais usaram a montagem para fazer críticas ao ensino superior público. Stefano divulgou um post desmentindo a imagem alterada. “Olha… de todas as coisas que eu gostaria pra meu domingo à noite, esclarecer informações falsas sobre mim mesmo nunca foi uma delas. Eu virei meme e virei fake news ao mesmo tempo”, escreveu o estudante. 

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo