A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Marília Mendonça não disse que pagará tratamento para menina exposta em vídeo por MC Gui 

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.out.2019 | 13h51 |

Circula pelas redes sociais que a cantora Marília Mendonça irá pagar tratamento de menina com câncer que foi “humilhada por MC Gui”. Na última segunda-feira (21), o artista publicou um vídeo em uma rede social mostrando uma menina usando uma peruca. Publicações afirmam que ela teria câncer e acusam o funkeiro de ter exposto a criança e praticado bullying contra ela. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:


“Marília Mendonça irá pagar tratamento de menina com câncer humilhada por MC Gui”
Legenda da imagem no Facebook que, até as 15h de 18 de outubro de 2019, tinha mais de 300 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria da cantora Marília Mendonça informou, por conversa no WhatsApp, que a “informação não procede.” Na última terça-feira (22), Marília também falou sobre o boato em seu perfil no Twitter. “Galera, se eu não falei, não procede, tá? vamos buscar as informações nos lugares certos!”, escreveu a cantora. Ela comentou ainda que não iria se aproveitar desse caso para se promover. Em outras redes sociais nas quais a cantora também mantém perfis ativos não há qualquer comentário sobre o caso.

Alguns sites divulgaram um texto que teria sido escrito por Marília Mendonça. Nele a cantora teria dito o seguinte: “Gente, eu quero pedir a ajuda de vocês para que a gente possa descobrir quem é a garotinha com câncer que foi humilhada pelo MC lá na Disney. Eu fiquei muito comovida com o vídeo e decidi que quero ajudá-la de alguma maneira, pois consegui enxergar o sofrimento em seu olhar. Ela é um anjo lindo e não merecia passar por tamanha humilhação.” Contudo, a assessoria de imprensa da cantora afirma que o texto não foi feito por ela. 

Na segunda-feira (21), MC Gui divulgou um vídeo em que comenta com amigos a aparência de uma menina que estava no mesmo trem que ele, em um passeio pela Disney. Segundo publicações, MC Gui zombou da criança, que teria câncer e, por isso, usava uma peruca. Após receber uma enxurrada de críticas, o cantor paulista excluiu o vídeo do Instagram e publicou um pedido de desculpas. “Em momento algum eu pensei em fazer isso para atacar alguém ou fazer bullying, principalmente com uma criança”, disse o funkeiro no novo vídeo. Não há confirmação de que a criança, de fato, tenha câncer. 

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo