A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que multinacional francesa tenha relação com vazamento de petróleo no Nordeste

Editor | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.out.2019 | 16h55 |

Circula nas redes sociais um vídeo em que voluntários na limpeza das praias atingidas por petróleo no Nordeste encontram um saco da multinacional francesa Mapa Professionnel cheio desse material. A legenda diz que isso provaria a hipótese de ecoterrorismo como motivo dos vazamentos de óleo na região. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“E agora Lacron…???? Sacos plásticos contendo óleo acabaram de ser encontrados nas praias de Pernambuco, e pertencem a Multinacional Francesa MAPA. A cada dia mais a possibilidade de Ecoterrorismo vem se confirmando”
Legenda de vídeo publicado nas redes sociais que, até as 16h15 do dia 25 de outubro de 2019, tinha sido compartilhado por mais de 500 pessoas 

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Embora sacos plásticos da empresa Mapa Professionnel tenham sido encontrados com petróleo na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, a empresa não tem qualquer relação com o vazamento. Segundo a Marinha, a ocorrência “não é um elemento de investigação”. “O material citado era uma embalagem de luvas de proteção que foi reutilizada para colocar os resíduos”, diz nota publicada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), responsável pelas investigações do caso.

A empresa Mapa Professionnel não produz ou vende petróleo, e sim luvas de proteção. Segundo a Marinha, alguns voluntários estavam usando luvas da empresa durante ações de limpeza das praias, e reaproveitaram as embalagens como lixo. Ou seja, a empresa não tem relação com os vazamentos e os sacos plásticos não chegaram à praia pelo mar.

O vídeo utilizado nesse conteúdo desinformativo é um trecho da edição de segunda-feira do programa Por Dentro com Cardinot, exibido pela TV Jornal, afiliada do SBT no Recife (PE). 

Essa informação também foi verificada pelos sites Boatos.org, Fato ou Fake e Aos Fatos.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo