Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que senador foi ao Chile para se encontrar com Black blocs

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.out.2019 | 15h19 |

Circula pelas redes sociais um post com a informação de que o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) viajou nesta quarta-feira (23) para o Chile. O parlamentar teria ido ao país vizinho para se encontrar com “black blocs” – manifestantes mascarados que se vestem de preto e são favoráveis à depredação de símbolos do capitalismo –, com o objetivo de aprender a “instalar o caos” quando voltar ao Brasil. 

Desde o dia 18 de novembro, o Chile tem sido alvo de uma onda protestos contra o governo do presidente Sebastián Piñera. As manifestações começaram quando foi anunciado um aumento de 30 pesos na tarifa de metrô. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Com o nosso dinheiro o senador Randolfe Rodrigues (…) viajou hj para o Chile, para se organizar com os Black bloc, arruaceiros para vir ao Brasil instalar o caos”

Texto de post no Facebook que, até as 12h de 25 de outubro de 2019, tinha mais de 3 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa do senador Randolfe Rodrigues informou, em nota enviada por e-mail, que ele não viajou para o exterior nesta semana. “Chegou do Amapá ao Distrito Federal na noite de segunda-feira. Na terça-feira e quarta-feira dessa semana, estava presente no Senado Federal para votação da reforma da Previdência. Quinta-feira e hoje [sexta-feira] encontra-se em Macapá para os preparativos e inauguração do Bio-Parque da Amazônia, conforme pode ser visto em postagens em redes sociais”, diz o texto.

O parlamentar viajará ao Chile apenas entre os dias 2 e 13 de dezembro, para participar da COP25, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro deveria acontecer no Brasil, mas o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, antes mesmo de assumir o cargo, que o país não teria como arcar com os custos do evento. O requerimento de Rodrigues, pedindo autorização para a viagem, foi lido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na sessão de 22 de outubro.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo