A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Leandro Karnal comparou bolsonarismo com ‘temperar a comida com fezes’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
29.out.2019 | 18h58 |

Circula nas redes sociais uma imagem que atribui ao historiador e escritor Leandro Karnal comparação do bolsonarismo com “temperar a comida com fezes”. A imagem sugere que a frase tenha sido escrita em coluna na revista Veja. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Eu entendo o anti-petismo, mas não entendo o bolsonarismo. Pra mim, é tipo a pessoa gritar pro mundo que odeia coentro e temperar a comida com fezes”
Frase atribuída ao historiador Leandro Karnal em imagem publicada no Facebook que, até as 18h do dia 29 de outubro de 2019, tinha sido compartilhada por cerca de 1,4 mil pessoas

FALSO

A frase analisada pela Lupa não é de autoria de Leandro Karnal e não foi publicada na revista Veja. No dia 27 de outubro, em sua conta no Instagram, Karnal alertou seus seguidores sobre a falsidade da declaração. “Eu nunca disse essa frase. A falsa atribuição é mais uma fake news que revela a esperteza imoral de uns e a imbecilidade acrítica de outros”, diz a publicação.


A frase original foi publicada pela primeira vez no Twitter pelo redator, humorista e roteirista Fabio Lima, no dia 25 de setembro de 2019. Em 26 de outubro, ele alertou Karnal sobre a falsa atribuição realizada por “uma página sem vergonha do Facebook”.

Vale destacar, ainda, que Karnal não é colunista da revista Veja. Atualmente, ele escreve para o jornal O Estado de S. Paulo.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Nathália Afonso

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo