A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo não mostra preparativos para comemorar libertação de Lula em Curitiba

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
07.nov.2019 | 21h50 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um grande número de pessoas nas ruas de Curitiba, portando bandeiras vermelhas com o símbolo do PT e a frase “Lula Livre”. Há também barracas montadas com camisetas à venda. Um casal, responsável pela filmagem de dentro de um carro, mostra-se surpreso com as cenas. A legenda afirma se tratar dos preparativos para uma grande comemoração caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja solto. 

Isso pode ocorrer porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (7), que condenados só podem começar a cumprir pena após trânsito em julgado, ou seja, depois que todos os recursos possíveis se esgotarem. O ex-presidente foi detido depois de ser condenado em segunda instância. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Tudo já combinado para esperar Lula sair da prisão. Sim, ele vai rir da cara dos brasileiros de bem. STF e mais um golpe no país. Vejam como está Curitiba”
Legenda de vídeo no Facebook que, até as 18h de 7 de novembro de 2019, tinha mais de 3,2 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é antigo e circula pelas redes sociais pelo menos desde o dia 27 de outubro deste ano. Naquele post, a legenda diz “Hoje, Lula day em Curitiba”. É o que também afirma a mulher não identificada que faz a narração de dentro do carro, perto do final do vídeo: “Olha isso, Lula Day! Lula Day!”. O Lula Day foi a comemoração do aniversário de Lula em 27 de outubro, que teve atividades em Curitiba e outras cidades do país.

A assessoria de imprensa do Instituto Lula também afirmou à Lupa, por mensagem enviada pelo celular, que não está sendo preparada nenhuma comemoração. “O vídeo é antigo, reciclado como se fosse novo. Lá em Curitiba, se você for agora, não verá nenhuma preparação. Não tem”, destacou. A assessoria disse ainda que a gravação não foi feita pelo PT e reforçou que as cenas mostradas não são atuais.

Uma versão semelhante dessa checagem foi feita por Boatos.org e Aos Fatos.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Nathália Afonso e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo