A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Lupa integra consórcio de jornalismo independente vencedor de desafio de inovação do Google

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.nov.2019 | 16h39 |

Um ambicioso projeto envolvendo nove iniciativas jornalísticas brasileiras foi um dos vencedores do Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina. A Agência Lupa é uma das integrantes do consórcio liderado pela Agência Pública para produzir conteúdo dinâmico em vídeo a partir das publicações das plataformas envolvidas. Repórter Brasil, Congresso em Foco, Ponte Jornalismo, Énois, Colabora, Marco Zero Conteúdo, O Eco e Nova Escola completam o time.

O projeto contemplado se chama Reload. Com vídeos curtos, a intenção é aumentar o engajamento de jovens brasileiros com jornalismo de qualidade e transformar a relação das novas gerações com as notícias. Além disso, vai fortalecer o ecossistema do jornalismo digital no Brasil.

“O consumo de conteúdo em vídeo cresceu muito no Brasil, principalmente entre os mais jovens. Ao mesmo tempo, vivemos em um ambiente de muita desinformação. Colocar o conteúdo da Lupa em vídeo é uma forma de chegarmos nessas pessoas e contar com elas no combate à desinformação”, avalia Natália Leal, diretora de conteúdo da agência.

O Desafio de Inovação da Google News Initiative tem o objetivo de ajudar o jornalismo a prosperar na era digital. São feitas rodadas de financiamento em diferentes regiões do mundo. O objetivo é demonstrar um novo pensamento em jornalismo on-line e o desenvolvimento de novos modelos de negócios de publicação. Veja aqui todos os projetos contemplados na América Latina.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo