A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Luciano Huck emprestou jatinho para Lula ir a SP após soltura

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.nov.2019 | 19h45 |

Circula pelas redes sociais um post com a afirmação de que o apresentador Luciano Huck, da Rede Globo, emprestou o seu avião para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajar de Curitiba para São Paulo. Lula estava preso na carceragem da Polícia Federal na capital do Paraná e foi libertado na última sexta-feira (8), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando que condenados só podem cumprir pena depois de esgotados todos os recursos judiciais possíveis. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Luciano Huck apresentador da Globo emprestou o seu jatinho para o Lula ladrão”
Texto de post no Facebook que, até as 16h de 11 de novembro de 2019, tinha mais de 1,8 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Luciano Huck não emprestou seu avião para Lula. O serviço de transporte do ex-presidente foi contratado de uma empresa que usa a aeronave para táxi aéreo. O apresentador da Globo é sócio da Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos que, juntamente com a Icon Táxi Aéreo, é proprietária da aeronave modelo EMB-505, da Embraer, de matrícula PP-HUC. Esse foi o jatinho que transportou o ex-presidente de Curitiba para Guarulhos, em São Paulo, no sábado (9), depois da sua libertação.

Em vídeo divulgado no seu perfil oficial no Twitter, Huck afirmou que não houve carona, nem empréstimo do avião. “Eu não dei carona no avião pro Lula. Eu não emprestei avião nenhum pro Lula, tá?”, disse. “Eu uso o meu avião para trabalhar. Eu viajo dois, três estados por semana toda semana para rodar esse Brasil inteiro. Aviação é muito cara e, para tornar a operação mais eficiente, eu tenho um sócio, que é a Icon Táxi Aéreo, que é a maior empresa de táxi aéreo do Brasil. E quando eu não tô voando, o avião fica à disposição deles para fretamento.” Segundo ele, foi isso o que ocorreu no sábado e toda responsabilidade sobre a operação é da Icon. A empresa afirmou à Lupa, em nota, que não fornece cópias dos documentos de suas operações em respeito aos seus clientes, mas confirmou que, no sábado, o aluguel da aeronave foi feito pelo PT.

Uma checagem semelhante foi feita pelo E-farsas.

Atualização feita às 15h30 de 14 de novembro de 2019: Incluído posicionamento oficial da Icon.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo