A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: São antigas as fotos com antes e depois da BR-163

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.nov.2019 | 17h10 |

Circula pelas redes sociais um post com duas imagens que mostram o antes e depois de uma obra de pavimentação na BR-163, importante rota de escoamento da produção agrícola que vai do Rio Grande do Sul até o Pará. A primeira foto exibe um grande atoleiro, enquanto a segunda retrata um trecho com asfalto novo, que teria sido construído durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“BR-163/PA – 9 Meses de Patriotismo!”

Legenda de post no Facebook que, até as 13h de 13 de novembro de 2019, tinha mais de 9,5 mil compartilhamentos

FALSO

As fotos analisadas pela Lupa são antigas e não mostram o mesmo trecho da BR-163 no Pará. Logo, não retratam o antes e depois da rodovia, que tem segmentos sendo pavimentados pelo Exército no estado desde 2017. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou recentemente uma reportagem que informa que a obra está na reta final no trecho próximo do porto de Miritituba (PA). Faltam três quilômetros para a sua conclusão.

A imagem superior, que ilustraria o “antes” da montagem, foi tirada por Ezequiel Ribeiro e publicada em 15 de fevereiro de 2018 em reportagem do portal G1 sobre os atoleiros da rodovia no Pará. Na época, as fortes chuvas haviam atrasado o trabalho de pavimentação feito pelo Exército. Havia ainda, segundo o texto, 90 quilômetros de pista sem asfalto e acostamento no estado. 

Já a segunda imagem, com o “depois”, é oito anos mais antiga do que a primeira. Foi publicada no site do Dnit em reportagem de 5 de fevereiro de 2010 sobre a pavimentação de trecho da BR-163 entre Rurópolis e Santarém, no Pará. O trabalho também ocorreu por meio de um convênio com o Exército, no último ano do segundo mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na versão original do arquivo há inclusive uma marca d’água com a autoria da foto – Pugás/Dnit, o que indica que foi tirada pelo fotógrafo Antônio Pugás. Essa informação foi removida no “antes e depois”.

Não é a primeira vez que surgem montagens de fotos sobre a pavimentação da BR-163. A Lupa checou posts semelhantes em 25 de fevereiro e 5 de agosto deste ano. Também circularam publicações com informações falsas sobre a BR-319, entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO), e sobre estradas estaduais que não receberam obras do governo federal.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo