A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Fotos antigas circulam na internet como se fossem do festival ‘Lula Livre’

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
18.nov.2019 | 16h04 |

Duas imagens circulam em redes sociais como se fossem do festival Lula Livre, ocorrido no último domingo (17), no Recife (PE). Os atos reuniram artistas e políticos em apoio ao ex-presidente. Lula deixou a carceragem da Polícia Federal em 7 de novembro, depois de 580 dias preso. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que as fotografias que viralizaram fossem analisadas. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“LULA NO RECIFE. MULTIDÃO COM LULA !!!!”
Imagem publicada no Facebook que, até as 13h de 18 de novembro de 2019, tinha mais de 600 compartilhamentos

FALSO

A foto analisada pela Lupa é antiga e não foi feita durante o festival Lula Livre, no último domingo (17). O registro é do fotógrafo Ricardo Stuckert, de setembro de 2018, durante um ato no Recife em apoio ao então candidato à presidência da República pelo PT, Fernando Haddad. A imagem aparece no perfil do ex-presidente Lula no Facebook.

No site de Lula também há menção ao ato, e a foto aparece. Segundo a publicação, além de Haddad, participaram do evento a então candidata a vice-presidente, Manuela d’Ávila (PCdoB), o senador pernambucano Humberto Costa (PT) e o governador do estado, Paulo Câmara (PSB).



“UM MAR VERMELHO DE GENTE, NO FESTIVAL LULA LIVRE! VOLTEI RECIFE, FOI A SAÚDADE QUE ME TROUXE PELO BRAÇO!”
Imagem publicada no Facebook que, até as 14h de 18 de novembro de 2019, tinha mais de 700 compartilhamentos

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga e não foi registrada no Brasil. A foto foi feita na Venezuela e já circula na internet há, pelo menos, sete anos. Ela aparece em post do blog venezuelano Colarebo de 28 de setembro de 2012. Embora não seja possível comprovar que esta é a data original da foto, é certo que ela não tem relação com o festival Lula Livre que aconteceu no último domingo (17).

Segundo o blog, trata-se de um comício a favor do então presidente do país, Hugo Chávez, na cidade de Maturín, no estado de Monagas. A foto foi distribuída pela Agencia Venezolana de Noticias (AVN) e publicada no jornal Correo del Orinoco. Não foi possível, porém, comprovar se os créditos estão corretos. 

Entretanto, dois detalhes na imagem podem comprovar que, seja de 2012 ou anterior, a foto foi registrada na Venezuela. No centro, é possível ver uma bandeira venezuelana. Além disso, há uma inscrição remetendo a Chávez no boneco gigante, no canto inferior esquerdo.

Essa imagem já foi utilizada em outros momentos para mostrar, incorretamente, manifestações petistas. Durante as eleições presidenciais de 2014, por exemplo, a foto foi utilizada para supostamente ilustrar um ato a favor da presidente Dilma Rousseff.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo