A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo de ‘protesto na Colômbia’ é, na verdade, de manifestação pró-Guaidó na Venezuela

Editor | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.nov.2019 | 16h23 |

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma manifestação de grandes proporções, na qual pessoas cantam um hino. Usuários das redes identificaram o protesto como sendo de colombianos contrários ao presidente Ivan Duque. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“MAIS COLÔMBIA EM GREVE GERAL”
Vídeo publicado no Twitter que, até as 16h, tinha sido compartilhado por cerca de 250 pessoas

FALSO

Embora o presidente da Colômbia, Ivan Duque, seja alvo de grandes protestos nos últimos dias, o vídeo analisado pela Lupa foi filmado na cidade de Valencia, na Venezuela, no dia 23 de janeiro. Naquela data, o deputado Juan Guaidó foi proclamado presidente interino do país pela Assembleia Nacional. 

É possível reparar que, no vídeo, as pessoas cantam o hino da Venezuela – especificamente, o trecho que diz “A este santo nome tembló de pavor / el vil egoísmo que otra vez triunfó”. Veja abaixo:

Utilizando a pesquisa avançada do Twitter, é possível comprovar que houve protestos de grande proporção em Valencia na data em que o vídeo foi publicado, visto o grande volume de informações diferentes publicadas. Também é possível verificar que a localidade específica mencionada no título do vídeo, Avenida Cerdeños, aparece em vários dos vídeos e fotografias, e estes são consistentes com as imagens analisadas.

Apesar de este vídeo, especificamente, ser falso, há protestos de grandes proporções ocorrendo na Colômbia, especialmente na capital Bogotá e nas cidades de Cali e Barranquilla. As manifestações são contra a política econômica e social do presidente conservador Ivan Duque.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Nathália Afonso

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo