A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Em novo golpe, sorteio de iPhone é armadilha para roubo de senhas no Facebook

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
26.nov.2019 | 20h29 |

Circula nas redes sociais publicação que anuncia sorteio de iPhones. O texto diz que, para participar, basta comentar um número de 0 a 80. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Estamos sorteando 50 iPhones até as 00H de Hoje!

PARA PARTICIPAR!!!
Abra a foto e escreva um número de 0 a 80. Se o número ficar vermelho ou se nossa equipe lhe chamar, você ganhou!
Aproveite!!”
Texto em publicação no Facebook que, até as 19h15 do dia 26 de novembro de 2019, tinha sido compartilhada por 1,6 mil pessoas

FALSO

O post analisado é, na verdade, um golpe para roubar senhas de Facebook de usuários. A estratégia é bastante similar à onda de anúncios de emprego falsas na rede social, que a Lupa noticiou no início de outubro.

Quando o usuário comenta a publicação, um perfil automatizado – um bot – manda uma mensagem, e pede que, inicialmente, o usuário compartilhe a informação em cinco grupos do Facebook. Após alguns minutos, feito o compartilhamento ou não, o bot volta a falar, dizendo que o iPhone está disponível. Para resgatá-lo, porém, o usuário é orientado a clicar em um link.

Esse link redireciona para uma tela com um botão dizendo “confirmar prêmio”. Ao clicar, o usuário é levado para um site que simula a página de entrada do Facebook. Após digitar e-mail e senha, ele é levado a um novo endereço que simula o Facebook. Ali, deve copiar um código e colar em uma caixa de texto.  

Caso o usuário insira uma senha incorreta, ele é redirecionado à primeira falsa página do Facebook, com uma mensagem sugerindo que coloque a senha certa. Caso a senha esteja correta, irá para um site sem conteúdo. Esse domínio é registrado no Panamá pela empresa NameCheap, que vende endereços sem que o real proprietário precise se identificar.

Com esse procedimento, golpistas passam a ter acesso ao login e à senha do usuário. Ou seja, quem cai nesse golpe, pode ter seu perfil utilizado ou até mesmo roubado definitivamente por pessoas desconhecidas. 

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo