#Verificamos: É falsa ficha de filiação de novo partido de Bolsonaro que circula em redes sociais
Circula pelas redes sociais um post com uma ficha de filiação do partido Aliança pelo Brasil, que está sendo criado pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto pede para a pessoa imprimir o documento em duas vias, preencher os dados em letra legível e apresentá-lo, juntamente com título de eleitor e carteira de identidade, a um cartório eleitoral. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Copie a ficha de inscrição, imprima em duas vias, preencha com letras legíveis, pegue seu Título de Eleitor e sua Carteira de Identidade ou um outro documento com foto, dirija-se ao Cartório Eleitoral e registre sua filiação no Aliança pelo Brasil”
Texto de post no Facebook que, até as 11h30 de 27 de novembro de 2019, tinha 220 compartilhamentos
A ficha de filiação ao Aliança pelo Brasil, analisada pela Lupa, é falsa. Em suas redes sociais, o partido, que ainda não foi criado oficialmente, pede a seus seguidores para que não preencham ou assinem qualquer documento desse tipo. “A Aliança aguarda a autorização do TSE para iniciar a coleta de assinaturas de apoio”, informa, em post publicado no Facebook em 24 de novembro. No Instagram, a futura legenda reproduziu a ficha de filiação que circula nas redes sociais, dizendo se tratar de um documento falso. “Qualquer comunicado que não for divulgado em nossas redes oficiais é fake!”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Fiquem atentos! Qualquer comunicado que não for divulgado em nossas redes oficias é FAKE!
A filiação partidária não ocorre com a entrega de uma ficha preenchida aos cartórios eleitorais. Ela deve ser feita pelo próprio partido, de acordo com a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995). Depois que a legenda aceitar o novo membro, precisa enviar todos os dados sobre o representante para a Justiça Eleitoral. Isso é feito por meio de uma ferramenta específica, o Sistema de Filiação Partidária – Filia, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além disso, o Aliança pelo Brasil ainda não existe oficialmente como partido político. A sigla pretende viabilizar a sua formação, que depende de cerca de 500 mil assinaturas de apoio, com um sistema de coleta eletrônica. Para isso, aguarda uma decisão favorável do TSE. Ainda que seja autorizada a coleta digital ou se mantida apenas a coleta física, a legenda só existirá depois de conseguir a validação de todos os nomes de seus apoiadores pela Justiça Eleitoral. Cumprida essa etapa, será possível permitir que pessoas interessadas filiem-se ao partido.
Uma checagem semelhante foi feita pelo Estadão Verifica.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por: Natália Leal
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)