A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falsa ficha de filiação de novo partido de Bolsonaro que circula em redes sociais

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
27.nov.2019 | 13h00 |

Circula pelas redes sociais um post com uma ficha de filiação do partido Aliança pelo Brasil, que está sendo criado pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto pede para a pessoa imprimir o documento em duas vias, preencher os dados em letra legível e apresentá-lo, juntamente com título de eleitor e carteira de identidade, a um cartório eleitoral. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Copie a ficha de inscrição, imprima em duas vias, preencha com letras legíveis, pegue seu Título de Eleitor e sua Carteira de Identidade ou um outro documento com foto, dirija-se ao Cartório Eleitoral e registre sua filiação no Aliança pelo Brasil”

Texto de post no Facebook que, até as 11h30 de 27 de novembro de 2019, tinha 220 compartilhamentos

FALSO

A ficha de filiação ao Aliança pelo Brasil, analisada pela Lupa, é falsa. Em suas redes sociais, o partido, que ainda não foi criado oficialmente, pede a seus seguidores para que não preencham ou assinem qualquer documento desse tipo. “A Aliança aguarda a autorização do TSE para iniciar a coleta de assinaturas de apoio”, informa, em post publicado no Facebook em 24 de novembro. No Instagram, a futura legenda reproduziu a ficha de filiação que circula nas redes sociais, dizendo se tratar de um documento falso. “Qualquer comunicado que não for divulgado em nossas redes oficiais é fake!”, escreveu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Fiquem atentos! Qualquer comunicado que não for divulgado em nossas redes oficias é FAKE!

Uma publicação compartilhada por Aliança oficial (@aliancapelobrasil) em

A filiação partidária não ocorre com a entrega de uma ficha preenchida aos cartórios eleitorais. Ela deve ser feita pelo próprio partido, de acordo com a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995). Depois que a legenda aceitar o novo membro, precisa enviar todos os dados sobre o representante para a Justiça Eleitoral. Isso é feito por meio de uma ferramenta específica, o Sistema de Filiação Partidária – Filia, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Além disso, o Aliança pelo Brasil ainda não existe oficialmente como partido político. A sigla pretende viabilizar a sua formação, que depende de cerca de 500 mil assinaturas de apoio, com um sistema de coleta eletrônica. Para isso, aguarda uma decisão favorável do TSE. Ainda que seja autorizada a coleta digital ou se mantida apenas a coleta física, a legenda só existirá depois de conseguir a validação de todos os nomes de seus apoiadores pela Justiça Eleitoral. Cumprida essa etapa, será possível permitir que pessoas interessadas filiem-se ao partido.

Uma checagem semelhante foi feita pelo Estadão Verifica.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo