A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Lula não disse que é contra deixar jovem preso ‘só porque ele matou’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.nov.2019 | 19h13 |

Circula pelas redes sociais montagem com uma frase atribuída ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre menores infratores. De acordo com o post, ele teria dito ser contra a prisão de crianças e adolescentes responsáveis por assassinatos “só porque eles mataram”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Sou totalmente contra prender menor que mata pessoas. Devemos colocá-lo na escola para reeducá-lo. Quem morreu, morreu, não volta mais. Agora deixar preso um muleque (sic) ‘só’ porque ele matou, sou contra”
Frase atribuída ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em post no Facebook que, até as 18h de 28 de novembro de 2019, tinha 327 compartilhamentos

FALSO

A frase analisada pela Lupa nunca foi dita pelo ex-presidente. Não é possível encontrar nenhuma entrevista ou declaração de Lula em que ele mencionasse ser contra a prisão de alguém “só porque matou”. Esse conteúdo circula desde 2015, e voltou a ser compartilhado em novembro de 2019. 

Em 3 de julho de 2015, durante discurso para sindicalistas da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Lula afirmou ser contrário à redução da maioridade penal para crimes gravesDe acordo com reportagem do G1, o ex-presidente questionou a responsabilidade do Estado em relação aos adolescentes. “Será que o Estado brasileiro cumpriu com suas obrigações com os jovens de 16 anos? Será que oferecemos a educação necessária? Será que oferecemos oportunidades para esses jovens terem opção?”, afirmou, no evento. “O Estado que não cumpriu com suas obrigações resolve acabar com a violência colocando moleque na cadeia.”

Naquele mesmo dia, uma versão distorcida da declaração passou a circular pelas redes sociais, atribuindo como fonte a revista Época. A revista fez reportagem sobre o discurso do ex-presidente, não citou a frase analisada.

A assessoria de imprensa de Lula afirmou, por mensagem enviada via WhatsApp, que o ex-presidente jamais deu as declarações que circulam nas redes sociais. De acordo com a assessoria, trata-se de uma notícia falsa reciclada.

Uma checagem semelhante foi feita pelo projeto Comprova.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo