A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Lupa se une a plataformas latino-americanas para checar desinformação sobre educação sexual

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.dez.2019 | 10h00 |

A Lupa se aliou a outras oito plataformas de checagem da América Latina para verificar desinformação sobre educação sexual na região. Muitos conteúdos falsos sobre o assunto ignoram fronteiras, e acabam sendo reproduzidos em diferentes partes do continente. 

As plataformas elencaram os três boatos mais comuns na região e explicaram por que eles não fazem sentido. As informações erradas mais difundidas na América Latina a respeito do tema são que a educação sexual promove a homossexualidade e o aborto e que incentiva condutas inapropriadas entre as crianças. A página especial, que pode ser acessada neste link, mostra que as afirmações são falsas e explica os casos.

O projeto foi organizado pelo site El Surtidor, do Paraguai, vencedor do Prêmio Gabo, da Fundação Gabriel García Márquez, em 2018, na categoria Inovação. Além da Lupa, também participam da iniciativa as plataformas de checagem Chequeado (Argentina)La Nación (Costa Rica), GK (Equador), Ecuador Chequea (Equador), Agencia Ocote (Guatemala), Verificado MX (México) e Convoca (Peru).

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo