UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Menina atirando em vídeo não é ativista sueca Greta Thunberg
11.12.2019 - 19h59
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo de uma menina atirando. A legenda que acompanha a gravação diz que a garota nas imagens é a ativista sueca Greta Thunberg, que foi eleita nesta quarta-feira (11) personalidade do ano pela revista Time. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“Até a Greta atira de fuzil e você não!”
Legenda de vídeo que, até as 19h do dia 11 de dezembro de 2019, tinha visualizado por mais de 40 pessoas no Facebook
Falso
A menina no vídeo não é ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos. Na realidade, a gravação mostra uma sueca chamada Emmy e o conteúdo pode ser visto em seu Twitter pessoal. Ela publicou o vídeo no dia  7 de dezembro com a seguinte legenda: “so anyway, I started blasting”. Nos comentários, um perfil respondeu e sinalizou a semelhança entre Emmy e Greta. Emmy tuitou novamente e brincou sobre a coincidência.
Essa informação falsa começou a circular após a ativista sueca ser chamada de “piralha” pelo presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira (10). No mesmo dia, Greta mudou seu descrição no Twitter para “pirralha”. Nesta quarta-feira (11), a menina foi escolhida personalidade do ano pela revista Time.
Essa informação também foi verificada pelo Estadão Verifica e Aos Fatos.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


15.04.2025 - 18h17
Saúde
Vacinas contra Covid-19 não reduzem plaquetas nem aumentam risco de morte por dengue

Circula nas redes vídeo em que um homem afirma que as vacinas da Covid-19 reduzem a quantidade de plaquetas no corpo. Segundo ele, isso poderia ser fatal em casos de dengue, pois a suposta queda nas plaquetas causada pela vacina deixaria o paciente vulnerável. É falso. Imunizantes não diminuem as plaquetas do corpo de forma genérica.

Ítalo Rômany
15.04.2025 - 17h42
Jair Bolsonaro
Cirurgia de Bolsonaro para desobstruir intestino não estava marcada há 2 anos

Circula pelas redes sociais a alegação de que a cirurgia pela qual passou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (13) estava agendada há dois anos. É falso. O ex-presidente foi internado após sentir dores abdominais. Exames realizados no fim de semana revelaram a necessidade de uma cirurgia para desobstrução intestinal.

João Pedro Capobianco
15.04.2025 - 15h34
Política
Exigência de visto para estadunidenses não é decisão atual, mas foi pensada pelo governo desde 2023

Circulam nas redes posts afirmando que o presidente Lula decidiu exigir neste ano o visto para os cidadãos dos Estados Unidos entrarem no Brasil. Falta contexto. A medida foi planejada em 2023 e adiada três vezes. Em abril de 2024, o governo prorrogou a exigência por um ano. Com o fim do prazo, a obrigatoriedade passou a valer no último dia 10.  

Evelyn Fagundes
15.04.2025 - 15h14
Saúde
Post engana ao usar estudo preliminar da Cleveland Clinic para afirmar que vacina da gripe é ineficaz

É falso que a vacina da gripe seja ineficaz, como alegam posts nas redes. A afirmação distorce um estudo da Cleveland Clinic, ainda não revisado por pares, feito com um grupo específico e saudável. Os próprios autores alertam que os dados são preliminares e não servem para orientar decisões de saúde pública.

Gabriela Soares
15.04.2025 - 15h11
Fraude
Site falso se passa pela Cacau Show para aplicar golpe de Páscoa

Circula nas redes sociais o link de um portal que supostamente seria o site oficial da Cacau Show. Na página, são oferecidos ovos de Páscoa com descontos e frete grátis. É falso. Trata-se de um golpe. A URL contém erros de português e não corresponde ao site oficial da empresa de chocolates. 


Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital