A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso conteúdo viral sobre jovem que se diz ‘feliz’ por estar grávida do pai

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.dez.2019 | 20h22 |

Circula nas redes sociais uma foto de uma jovem, junto com um homem. Na legenda, é dito que ela está grávida do próprio pai.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“‘Não me importo que o pai do meu filho seja o meu pai’ diz jovem grávida do próprio pai”
Título de conteúdo publicado pelos sites Sorocabanices, Interior Notícias e Nordeste Notícias que, juntas, tinham sido compartilhadas por mais de 1,6 mil pessoas no Facebook, segundo a ferramenta Buzzsumo

FALSO

Não há qualquer indício de que a menina que aparece na foto analisada pela Lupa esteja grávida de seu pai. A imagem foi utilizada por um site satírico português chamado O Javardo para ilustrar um conteúdo humorístico, e falso, com o título “Adolescente fica grávida do próprio pai e sua mãe comemora a gravidez da filha com o marido”. Sites brasileiros copiaram o conteúdo e publicaram como se fosse verdadeiro.

Segundo o site português, uma jovem das Filipinas postou a foto com a seguinte legenda, em inglês: “Não me importo que o pai do meu filho seja o meu pai. O importante é que vamos ter um novo membro na família e estamos adorando, inclusive a minha mãe.” 

A “reportagem” diz, ainda, que o país asiático tem uma das “maiores taxas de incesto” do mundo. Não existe nenhum ranking desse tipo. O que há de mais próximo são estudos sobre a prevalência de casamentos consanguíneos em diferentes países (conceito que inclui até primos-irmãos). Curiosamente, esses estudam mostram que, nas Filipinas, essa prática é bastante incomum.

No final do texto, há um alerta: “O site ‘ojavardo.com’ contém artigos fictícios cuja finalidade é entreter”. Mesmo assim, sites como o Sorocabanices, Interior Notícias e Nordeste Notícias copiaram o conteúdo na íntegra e publicaram como se fosse verdadeiro.

Essa informação também foi verificada pelos sites Boatos.org e E-Farsas.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Nathália Afonso

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo