A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Theodore Roosevelt não disse que ‘ouvir a verdade irrita esquerdistas’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
18.dez.2019 | 18h05 |

Circula pelas redes sociais uma frase atribuída ao ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt, que governou o país entre 1901 e 1909. De acordo com o post, ele teria feito uma comparação entre conservadores e “esquerdistas”, dizendo que os primeiros se irritam com a mentira e os últimos, com a verdade. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa:

“Quer deixar um conservador irritado? Minta para ele. Quer deixar um esquerdista irritado? Diga-lhe a verdade – Theodore Roosevelt”

Frase atribuída ao ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt em post do Facebook que, até as 15h de 18 de dezembro de 2019, tinha 500 compartilhamentos

FALSO

O presidente Theodore Roosevelt jamais disse a frase analisada pela Lupa. Uma versão mais curta dessa fala, sem atribuir sua autoria ao político, circula na internet pelo menos desde 1995, quando apareceu em um fórum de discussão, segundo levantamento do etimologista Barry Popik. Na frase em inglês, a palavra “liberal” aparece no lugar de “esquerdista”. As menções a Roosevelt como autor começaram a aparecer há cerca de dez anos. Nos Estados Unidos, onde circula há mais tempo, a afirmação já foi desmentida por diversas plataformas de checagem, como Politifact e FactCheck.org.

Especialista na presidência e política externa de Roosevelt, o professor de história William Tilchin, da Universidade Boston – que também edita o jornal da Associação Theodore Roosevelt – afirmou à Lupa, por e-mail, que o presidente americano não é o autor da frase. “Estudo e escrevo sobre Theodore Roosevelt por aproximadamente 45 anos e tenho praticamente 100% de certeza de que ele jamais fez essa afirmação, verbalmente ou por escrito”, disse. “Estou 100% certo de que essa afirmação não reflete as visões dele em nenhum momento de sua longa carreira política.”

A resposta de Tilchin foi corroborada pelo diretor-executivo da Associação Theodore Roosevelt, Howard Ehrlich, também em e-mail enviado à Lupa. “Não há nenhuma evidência de que o presidente Roosevelt em algum momento tenha dito essa frase”, afirmou. 

O Centro Theodore Roosevelt, localizado na Universidade Estadual Dickinson, mantém um arquivo online com 2 mil frases ditas ou escritas por Roosevelt, com curadoria feita pela Universidade Harvard. Não consta também nesse banco de dados a afirmação sobre conservadores e “esquerdistas”. Nas poucas referências em que ele fala de conservadores, não há uma crítica a formas diferentes de pensamento.

O ex-presidente era um conservador reformista e criticava radicalismos dentro da sua própria linha ideológica. “Sempre afirmei que nossos piores revolucionários hoje são aqueles reacionários que não veem e não vão admitir que haja qualquer necessidade de mudanças”, escreveu, por exemplo, em sua autobiografia.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo