A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo que mostra acidente de avião é antigo e passageiros não eram missionários

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.dez.2019 | 18h01 |

Circula pelas redes sociais um vídeo de um avião destruído cercado por bombeiros e outras autoridades. O título da gravação diz que a aeronave transportava missionários, e que todos eles sobreviveram à queda. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

Avião cai e todos os missionários a bordo sobreviveram”
Título de vídeo publicado pelo site br.pinggpang.com que, até às 17h do dia 23 de dezembro, tinha sido compartilhado por mais de 8 mil pessoas no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é de 2018, e mostra um avião que caiu em um abismo ao tentar pousar no aeroporto de Toncontín, próximo a Tegucigalpa, capital de Honduras. As pessoas a bordo não eram missionárias, e sim empresários americanos. Todas as pessoas a bordo sobreviveram.

Segundo reportagens da época (aqui e aqui), seis pessoas estavam no veículo durante a queda – quatro passageiros e dois tripulantes. Deles, apenas um dos passageiros e um dos tripulantes tiveram ferimentos graves. Todos sobreviveram. Os passageiros não eram missionários, mas sim executivos de uma empresa de penhores no Texas, Estados Unidos. 

O aeroporto de Toncontín já foi local para outros acidentes parecidos. Em maio de 2008, por exemplo, um avião caiu de maneira semelhante ao tentar pousar e deixou cinco pessoas mortas. 

Essa informação também foi verificada pelo Boatos.org, E-farsas e Estadão Verifica

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo