A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Luciano Bivar seja presidente da administradora do DPVAT

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.jan.2020 | 19h17 |

Circula pelas redes sociais um post com a informação de que o presidente do PSL, Luciano Bivar, também comanda a seguradora Líder, responsável pela administração de um consórcio de empresas que cuidam do Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT). A publicação diz ainda que Guiomar Mendes, mulher do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, é vice-presidente da Líder. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“O presidente da Seguradora Líder é Luciano Bivar do PSL e a vice presidente é a esposa de Gilmar Mendes. Explicada a volta do DPVAT”
Texto em post do Facebook que, até as 15h de 3 de janeiro de 2020, tinha 326 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Luciano Bivar e Guiomar Mendes não estão entre os diretores da Líder, nem têm qualquer cargo na empresa. A assessoria de imprensa da seguradora informou, por e-mail, que o nome do seu presidente é Ismar Tôrres. Também enviou à Lupa a lista de executivos, que não inclui Guiomar Mendes. De acordo com a assessoria, a família de Bivar controla a Companhia Excelsior de Seguros, que representa apenas 1% da Líder.

Criada por meio da Resolução nº 154/2006 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), a Líder administra um consórcio de 73 seguradoras que cuidam do DPVAT. São os integrantes do consórcio que pagam as indenizações ou esclarecem dúvidas e resolvem reclamações da sociedade. 

Em novembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória que acabava com o DPVAT. A determinação, contudo, foi suspensa pelo STF. No final de dezembro, o CNSP aprovou uma redução nos valores cobrados pelo seguro. Dias depois, o presidente do STF, Dias Toffoli, derrubou a medida

Uma versão semelhante dessa checagem foi feita pelo Boatos.org.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌. 

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo