A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Chico Buarque compra músicas de compositores anônimos

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.jan.2020 | 15h07 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o compositor Chico Buarque falando sobre como são produzidas as suas músicas. Na gravação, ele diz comprar todas as suas canções de compositores anônimos e afirma que um deles se chama Ahmed. “Esses caras me abordam na rua e vão vendendo música para mim. E eu vou comprando”, afirma. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Esse vídeo mostra esse petista cara de pau [Chico Buarque], nunca compôs nada”

Legenda de vídeo em post no Facebook que, até as 12h de 3 de janeiro de 2020, tinha 8,2 mil compartilhamentos

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo na verdade mostra uma brincadeira feita por Chico Buarque nos bastidores da gravação do álbum Carioca. As imagens foram extraídas do documentário Desconstrução (2006), de Bruno Natal, que mostra a intimidade do artista durante a produção do trabalho, no final de 2005. O trecho completo está disponível no YouTube. A assessoria de imprensa de Chico afirmou, por mensagem no WhatsApp, se tratar tão claramente de uma brincadeira que surpreende que as pessoas não percebam isso.

Em um post, o diretor Bruno Natal conta todo o processo de produção do filme, que foi autorizado pelo próprio artista. Ou seja, não se trata de uma filmagem secreta, que mostraria uma confissão de culpa. Chico faz uma série de exageros na brincadeira, dizendo que prefere comprar as músicas de pessoas que conhece há mais tempo, “uns oito ou nove compositores” anônimos. “Tem uns que estão velhos, uns que já estão no asilo, uns que pararam, outros que entregam as coisas de má qualidade. Aí tenho que ficar trocando de fornecedor”, diz. 

Para uma faixa de Carioca, ele teria então contratado um compositor chamado Ahmed, que teria cobrado muito caro, teria entregado as coisas pela metade e ainda teria feito uma série de exigências – incluindo a proibição de mudar a harmonia. O produtor musical e arranjador Luiz Cláudio Ramos também aparece no vídeo e participa da piada. “É a máfia da composição. O Ahmed é o fornecedor do Chico”, diz.

Uma versão semelhante dessa checagem foi feita por Boatos.org, E-farsas e Estadão Verifica. O vídeo viralizou em 2016, mas voltou a circular recentemente.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌ 

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo