A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo de chuva que caiu pelo “poder da oração” em incêndio na Austrália é antigo

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.jan.2020 | 14h42 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra alguns bombeiros comemorando chuva em uma área incendiada. De acordo com a legenda, a cena ocorreu na Austrália no sábado (4), graças ao “poder da oração”. Desde setembro, o país vem sendo atingido por uma onda de incêndios que já matou 24 pessoas e atingiu uma área de 63 mil metros quadrados. O fogo aumentou na semana passada e algumas cidades tiveram de ser evacuadas. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Há poder na oração! Depois de semanas está chovendo hoje [4 de janeiro] na Austrália e bombeiros comemoram!”

Texto de post no Facebook que, até as 12h de 6 de janeiro de 2020, tinha mais de 40 mil compartilhamentos

FALSO

Embora tenha chovido em algumas áreas da Austrália nos últimos dias, o vídeo usado no post do Facebook é antigo. A gravação foi publicada em 25 de novembro pela Brigada de Incêndio de Leongatha, uma cidade de cerca de 5 mil habitantes localizada no estado de Victoria, no sudeste do país. O texto original explica que se trata de uma comemoração dos bombeiros com os moradores locais, após duas semanas de trabalho, em Rollands Plains. uma área situada no estado de New South Wales, localizada na costa leste australiana e a uma distância de mais de mil quilômetros de Leongatha.

O estado de New South Wales foi o mais afetado pelas chamas. De acordo com a BBC, o fogo destruiu mais de 1,3 mil casas na região. A cidade de Balmoral foi devastada no final de dezembro. Até as 6h (horário local) desta segunda-feira (6), o Serviço Rural de Incêndios (RFS, na sigla em inglês) do estado registrava 136 focos de incêndio, dos quais 69 continuavam fora de controle. O serviço meteorológico do governo da Austrália mostrava chuvas de apenas entre 0,2 e 9 milímetros durante as 24 horas encerradas às 9h desta segunda-feira na costa leste de New South Wales. Segundo especialistas, precipitações desse tipo atrapalham as ações de combate ao fogo.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo