A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Homem ao lado de Lula em fotografia não é irmão de Adélio Bispo

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
09.jan.2020 | 19h40 |

Circula pelas redes sociais uma foto que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado de um homem com uma camiseta em homenagem à ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o texto que acompanha a imagem, esse homem seria irmão de Adélio Bispo de Oliveira, responsável pela facada que feriu gravemente o então candidato Jair Bolsonaro em setembro de 2018, durante as eleições presidenciais.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:


“Irmão de Adélio Bispo e Lula. Mera Coincidência?”
Texto de foto em post do Facebook que, até às 19h do dia 9 de janeiro de 2020, tinha mais de 200 compartilhamentos

FALSO

O homem ao lado do ex-presidente Lula não é irmão de Adélio. Na realidade, a pessoa que aparece na foto é Marcos Heridijanio Moura Bezerra, um médico ortopedista que, durante as eleições de 2018, se candidatou a deputado federal pelo PT de Pernambuco. A foto que circula pelas redes sociais foi publicada no perfil oficial do médico no Facebook e também em uma página criada na rede social em sua homenagem.

Reportagens afirmam que Adélio Bispo tem quatro irmãos que preferem não ser identificados. Até o momento, jornais já divulgaram o nome de pelo menos dois deles:  Aldeir Ramos de Oliveira e Maria das Graças Ramos. Os sobrenomes de Adélio e seus irmãos não são compatíveis com o do médico que aparece na foto. Além disso, a família de Adélio mora em Montes Claros, município de Minas Gerais, enquanto Marcos Heridijanio vive em Petrolina, em Pernambuco.

Procurado, Marcos Heridijanio classificou a informação como um “fake completo”. Em áudio enviado pelo Whatsapp, o ortopedista afirmou que não tem “relação nenhuma com esse rapaz [Adélio Bispo]”. Ele diz ainda que só conhece Adélio por conta de reportagens veiculadas na mídia.

Essa informação também foi verificada pelo Aos Fatos, Fato ou Fake e Boatos.org.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Chico Marés e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo