#Verificamos: Áudio sobre água supostamente contaminada no Rio não foi gravado pela UFRJ
Circula pelas redes sociais e pelo WhatsApp um áudio em que se afirma que a água distribuída pela Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) no Rio de Janeiro estaria contaminada “com excesso de coliformes fecais”. A informação é atribuída a “uma pessoa do Departamento de Microbiologia” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“PASMEM COM ESSA NOTÍCIA!!!!!PESSOAL ACABEI DE RECEBER UM ÁUDIO DE UMA PESSOA DO DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA DA UFRJ ESPECIALIZADA EM ÁGUA (…) [falando sobre a qualidade da água no Rio de Janeiro]”
Texto compartilhado no Facebook com base em áudio que viralizou via WhatsApp
O áudio que circula pelo Whatsapp e foi citado no post do Facebook não é de um especialista do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em nota, a entidade desmentiu o boato e explicou que nenhum docente divulgou a informação do áudio. “O Instituto de Microbiologia está em contato com os estudiosos sobre o tema na UFRJ. Esperamos ter, em breve, uma nota oficial da Universidade sobre o estado da água fornecida pela Cedae”, esclarece a entidade.
A UFRJ informou, em nota, que está produzindo uma carta unificada da entidade para falar sobre o estado da água distribuída pela Cedae. Desde o início do mês, moradores da várias regiões da cidade do Rio de Janeiro relatam que a água distribuída pela companhia apresenta turbidez, odor diferente e gosto de terra. A Cedae realizou testes e observou que a água tinha uma substância chamada geosmina, produzida por algas e que, segundo a companhia, não representa risco à saúde.
Até o momento, a entidade divulgou duas notas (aqui e aqui) explicando a situação. A companhia destacou que a água tratada na estação de tratamento do rio Guandu, que abastece a cidade, “não apresenta alteração quanto ao cheiro e ao gosto, estando dentro dos padrões”. Nesta terça-feira (14), o Ministério Público do Rio de Janeiro solicitou que a Cedae divulgasse na internet informações sobre a qualidade da água.
O post que circula pelo Facebook afirma que a água distribuída apresenta excesso de coliformes fecais. Contudo, até o momento, a informação não foi confirmada nem pela Cedae e nem pela UFRJ. No início de janeiro, a Vigilância Sanitária Municipal também coletou e analisou algumas amostras da água distribuída pela companhia no Rio. De acordo com a Vigilância Sanitária, os níveis da substância na água eram “satisfatórios para consumo”, como mostra reportagem divulgada pelo jornal Extra no dia 9 de janeiro.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por: Chico Marés e Natália LealO conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador
Política de correção
- 2022
- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (64)
- novembro (73)
- outubro (63)
- setembro (69)
- agosto (67)
- julho (74)
- junho (69)
- maio (97)
- abril (65)
- março (72)
- fevereiro (63)
- janeiro (68)
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)