A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que prefeitura do Rio confirmou que água distribuída pela Cedae está ‘contaminada com esgoto’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.jan.2020 | 19h59 |

Circula pelas redes sociais que a prefeitura do Rio de Janeiro confirmou que a água distribuída pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) estaria contaminada com esgoto. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:


“Prefeitura confirma que água da Cedae está contaminada com esgoto”
Título de conteúdo publicado pelo site Bangu Ao Vivo que, até às 19h do dia 22 de janeiro de 2020, tinha mais de 4,5 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou, em nota, que “não divulgou nada sobre água contaminada da Cedae”. “Não é atribuição da secretaria examinar a qualidade da água que é distribuída na cidade”, diz o texto. O órgão ressaltou que divulgou um release hoje informando que a Cedae foi multada por um vazamento de esgoto que atingiu o Rio dos Macacos, que deságua na Lagoa Rodrigo de Freitas. Em nenhum momento a secretaria fala sobre a qualidade da água no município.

Até o momento, nenhuma entidade confirmou que a água estaria contaminada com esgoto. A Cedae (aqui e aqui), a Universidade Federal do Rio de Janeiro e  a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmaram apenas que a água apresenta uma substância chamada geosmina, produzida por algas. Esse composto, embora deixe a água com um gosto e um cheiro desagradável, não é tóxico. Na semana passada, a Cedae divulgou alguns dados atestando a qualidade da água do Rio de Janeiro. Contudo, o Ministério Público do Rio de Janeiro não ficou satisfeito e solicitou que a entidade publicasse outros 70 laudos sobre a água.

Embora não tenha sido confirmada a contaminação por esgoto, uma reportagem do RJ2, da TV Globo, mostrou que afluentes do Rio Guandu, que abastece a rede da companhia, de fato, têm sofrido com o despejo de esgoto irregular. O veículo cita o exemplo do Rio dos Poços, na região metropolitana, que apresenta uma coloração diferente por conta do esgoto. 

Desde o início do mês, moradores do Rio de Janeiro denunciam que a água da Cedae apresenta turbidez, gosto de terra e odor diferente. Desde então, diversos boatos sobre o assunto surgiram nas rede sociais. Veja alguns deles:

#Verificamos: É falso que Cedae irá fazer manutenção em rede de captação de água do Rio nesta quinta

Áudio de “esposa de biólogo da Fiocruz” contém informações falsas sobre água distribuída pela Cedae 

#Verificamos: Áudio sobre água supostamente contaminada no Rio não foi gravado pela UFRJ

#Verificamos: É falso que Cedae alertou moradores do Rio para não beberem água da torneira ou do filtro

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo