A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de jovem com o rosto costurado não é de missionária cristã condenada à morte por muçulmanos

Editor | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.fev.2020 | 15h48 |

Circula nas redes sociais uma foto de uma jovem com o olho e o lábio costurados. Na legenda, é informado que se trata de uma missionária cristã punida por “pregar a palavra de Cristo”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Olha, esta missionária foi costurada pra não pregar a palavra de CRISTO . Por favor, vamos orar pela missionária que foi condenada a morte e que será morta amanhã por afegãos islâmicos. Tentem não demorar e passar essa mensagem bem rápido para que muitas pessoas estejam orando também”
Legenda de imagem publicada no Facebook (AVISO: imagem pode causar desconforto em alguns leitores, veja aqui) que, até as 15h30 do dia 4 de fevereiro, tinha sido compartilhada por cerca de 300 pessoas

FALSO

A pessoa na foto analisada pela Lupa não é uma missionária cristã punida por espalhar o evangelho. Essa imagem circula na internet desde, pelo menos, 2012, e mostra uma jovem japonesa praticante de modificação corporal extrema. O registro foi feito pelo fotógrafo japonês Ryiochi “Keroppy” Maeda, com o título Tsukikka 2008. É possível ver essa foto em uma exposição do fotógrafo, realizada em Frankfurt, em 2012.

Essa informação também foi verificada pelo site grego de checagem de fatos Ellinika Hoaxes, em 2014, e pelo site norte-americano Snopes, em 2015.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Nathália Afonso

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo