A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto é antiga e não mostra queda do cantor Jason Derulo no Oscar 2020

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
10.fev.2020 | 15h40 |

Circula nas redes sociais a foto de um homem de terno branco caindo de uma escada coberta com um tapete vermelho. A legenda que acompanha a imagem diz se tratar do cantor Jason Derulo, que teria sofrido o tombo ao entrar na cerimônia do Oscar 2020 no último domingo (9). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“O TOMBO! Jason Derulo levou um baita capote nas escadas do #Oscar felizmente ele passa bem!”
Legenda de imagem publicada nas redes sociais que, até as 15h do dia 10 de fevereiro de 2020, tinha sido compartilhada mais de 1,4 mil pessoas

FALSO

A foto analisada pela Lupa é antiga e não foi tirada durante a última edição do Oscar. Na realidade, o registro ocorreu durante o 64º Festival de Cannes, em 2011, quando um homem desconhecido invadiu o tapete vermelho e foi contido por seguranças do evento. Uma reportagem do G1 informa que ele teria pisado no tapete durante uma homenagem ao ator francês Jean-Paul Belmondo.

Essa mesma foto já foi utilizada em 2015 para supostamente ilustrar uma queda do cantor Jason Derulo durante o Baile do Metropolitan Museum of Art, em Nova York. Na época, o próprio artista desmentiu o boato e disse que estava em Los Angeles, na Califórnia, e não compareceu ao evento.

Na cerimônia do Oscar 2020, o filme sul-coreano Parasita foi o grande vencedor da noite e levou quatro estatuetas: melhor filme (primeiro longa-metragem em idioma diferente do inglês a conseguir o prêmio), melhor roteiro original, melhor diretor e melhor filme estrangeiro. Veja todos os resultados da noite de premiação clicando aqui

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo