#Verificamos: É falsa discrepância de datas entre reportagem e conversa inicial de Hans River com jornalista da Folha
Circula nas redes sociais um post com a afirmação de que a data das conversas entre a jornalista Patrícia Campos Mello e Hans River do Rio Nascimento seria posterior à publicação de uma matéria para a qual ele serviu de fonte. Isso indicaria que as conversas entre os dois teriam sido manipuladas pela Folha de S.Paulo. Nascimento depôs, na terça-feira (11), na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, e fez acusações contra Campos Mello e o jornal Folha de S.Paulo. O jornal desmentiu as acusações publicando capturas de tela de conversas da jornalista com Nascimento e arquivos de áudio mandados por ele. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“SE O ZE PEQUENO [Hans River] FOI A FONTE, PORQUÊ AS DATAS NÃO BATEM? [imagens de uma conversa no WhatsApp de 19 de novembro e uma reportagem de 18 de outubro]”
Tuíte do perfil Joaquin Teixeira que, até as 11h do dia 12 de dezembro de 2020, tinha sido retuitado por mais de 200 pessoas
A afirmação analisada pela Lupa é falsa. Ao contrário do que sugere o post que circula nas redes sociais, Hans River Rio do Nascimento não foi fonte da reportagem “Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp”, publicada pela Folha de S. Paulo em 18 de outubro de 2018.
Ele foi citado em outra reportagem da Folha, de 2 de dezembro de 2018, cujo título é “Fraude com CPF viabilizou disparo de mensagens de WhatsApp na eleição”. Ou seja, as datas batem, considerando-se o contato inicial feito com a fonte e a publicação do primeiro texto em que Nascimento foi citado.
Nesse texto, a data da conversa, inclusive, é citada. “A Folha falou diversas vezes com o autor da ação, Hans River do Rio Nascimento, ex-funcionário de uma dessas empresas. Nas primeiras conversas, ocorridas a partir de 19 de novembro e sempre gravadas, ele disse que não sabia quais campanhas se valeram da fraude, mas reafirmou o conteúdo dos autos e respondeu a perguntas feitas pela reportagem”, diz trecho. É possível comprovar que essas frases não foram inseridas posteriormente na matéria utilizando a ferramenta Wayback Machine.
Documentos apresentados por Nascimento à Folha e à Justiça do Trabalho mostraram que a Yacows, uma das agências responsáveis pelo disparo em massa de mensagens de WhatsApp, usava o CPF de idosos sem o seu consentimento para registrar chips de celulares que eram usados para fazer esse serviço. Nascimento trabalhou na Yacows durante o período eleitoral.
Nesta terça-feira, após ser convocado pelo deputado Rui Falcão (PT-SP), Nascimento prestou depoimento à CPMI das Fake News. Além de citar informações comprovadamente falsas sobre sua relação com Campos Mello, ele também disse outras inverdades durante o depoimento. Em uma “pegadinha” feita pela deputada Natália Bonavides (PT-RN), por exemplo, ele disse ter trabalhado, em 2018, em uma campanha do paulistano Police Neto (PSD) – que sequer participou da disputa.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Maurício Moraes
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)