A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Igreja Católica desconhece ‘bênção dos inocentes’ que Papa concederia a Lula 

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
14.fev.2020 | 16h44 |

Circula nas redes sociais que o papa Francisco concederia a “bênção benedictionem et innocentum” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, oração feita por pontífices a pessoas inocentes. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“FAZ 800 ANOS QUE UM PAPA NÃO CONCEDE A benedictionem et innocentum. A benedictionem et innocentum será concedida pelo Papa Francisco ao ex Presidente Lula em encontro no Vaticano. A BÊNÇÃO benedictionem et innocentum é concedida apenas aos INOCENTES !”
Texto da imagem publicada nas redes sociais que, até as 13h do dia 14 de fevereiro de 2020, tinha sido compartilhada por quase 200 pessoas 

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa do Vatican News, portal de informações do Vaticano, informou, em nota, que desconhece a bênção benedictionem et innocentum que supostamente seria concedida apenas aos inocentes por pontífices. Ao comentar sobre a informação que circula pelo Facebook, a entidade afirma que “parece que teve gente que andou delirando”. 

O Vatican News disse ter conversado com vários sacerdotes, e que nenhum jamais ouviu falar de tal benção. Embora não seja impossível que em algum momento do passado distante essa benção possa ter sido usada por um papa, a assessoria do Vatican News classificou essa informação como uma falsidade “útil para povoar o imaginário dos inimigos do papa Francisco, principalmente os ideológicos, que não perdem tempo em suas campanhas denigritórias contra o Sumo Pontífice”.

Por sua vez, a assessoria de imprensa do Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comunicou que “não há incidência dessa bênção nos documentos da Igreja”. 

O encontro entre o papa Francisco e o ex-presidente aconteceu na última quinta-feira (13). Em uma das fotos, é possível ver o pontífice com a mão na cabeça do petista, fazendo uma oração. O Vatican News lembra que qualquer fiel ou ser humano que estiver junto ao papa pode receber uma breve oração. Segundo o representante do Vaticano, a bênção mais especial concedida por um papa é a Urbi et Orbi, em celebração da Páscoa e do Natal.

Além disso, vale mencionar que a expressão em latim não faz sentido sintaticamente. A tradução mais próxima para o termo benedictionem et innocentum seria “bênção e de inocentes”. Para a expressão estar correta, a sintaxe latina mais próxima seria “benedictio innocentum”, tirando o “et” (conjunção aditiva “e”) e alterando o termo “benedictionem” para “benedictio”.  

Essa informação também foi verificada pelo Aos Fatos e Boatos.org

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo