A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Os Simpsons previram a chegada do novo coronavírus

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.mar.2020 | 14h46 |

Circula pelas redes sociais uma montagem com quatro imagens supostamente extraídas de um episódio do desenho animado Os Simpsons. Três delas mostram pessoas sendo contaminadas por uma doença. enquanto a quarta traz um telejornal noticiando o coronavírus. De acordo com o post, as cenas foram exibidas em 1993, no capítulo 21 da 4ª temporada da animação – logo, ela teria previsto a chegada do novo coronavírus. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Mais uma vez os Simpsons prevendo o futuro!! – Año 1993 temporada 4 capítulo 21 – Corona virus”

Texto em post no Facebook que, até as 11h de 3 de março de 2020, tinha 142 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens foram extraídas de dois episódios diferentes, que não fazem nenhuma citação ao novo coronavírus. Além disso, uma delas foi manipulada digitalmente para citar a doença atual. O Covid-19 tem se espalhado rapidamente pelo mundo e, até esta terça-feira (3), havia dois casos confirmados no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

As reproduções do desenho que mostram pessoas sendo contaminadas de fato vêm do episódio 21 da 4ª temporada, exibido em 1993, mas a doença que está se espalhando é uma gripe de Osaka, de origem japonesa. Ela atinge os moradores de Springfield por meio de encomendas recebidas pelo correio. Em uma parte do episódio, o jornalista Kent Brockman fala sobre essa doença, mas o desenho é muito diferente daquele reproduzido no post que circula pelas redes sociais e cita a “Osaka flu” (gripe de Osaka, em português).

A imagem que traz Brockman noticiando o novo coronavírus foi modificada e vem do episódio 6 da 22ª temporada, exibido em 2010. O original mostra o jornalista e, à direita, um desenho com as palavras “Apocalypse Meow” (Apocalipse Miau, em português) – as palavras “Corona virus” foram inseridas digitalmente e jamais apareceram na história. O roteiro cita um plano de emissoras de TV de criar uma nova doença, a gripe do gato doméstico, com o objetivo de ganhar audiência com o interesse dos espectadores em saberem mais sobre esse assunto.

A Lupa integra uma coalizão com checadores de 39 países, coordenada pela International Fact-Checking Network (IFCN), para verificar peças de desinformação sobre o novo coronavírus que circulam desde o início do ano. O boato sobre o Simpsons também foi analisado por Boom FactCheck, Maldito Bulo, Politifact e Teyit.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo