A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Post falso sobre ‘relação’ de Marielle Franco com Marcinho VP continua a circular 2 anos após assassinato

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.mar.2020 | 18h32 |

Uma informação falsa sobre a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) continua a circular mesmo passados dois anos do seu assassinato, ao lado do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018. Circula pelas redes sociais uma foto que mostra uma mulher, supostamente Marielle, sentada no colo de um homem, que seria o traficante de drogas Marcinho VP.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Vereadora Marielle e Marcinho VP.

Aí a santa marielle e seu marido na época, o traficante marcinho vp. É essa vadia que alguns alienados dementes, dizem que morreu porque seria presidente do Brasil. Não sem noção, essa piriguete morreu porque tinha envolvimento com bandidos”

Texto em foto de post no Facebook que, até as 16h de 13 de março de 2020, tinha mais de 1 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto começou a circular dias depois do assassinato de Marielle e foi checada pela Lupa e por outros sites diversas vezes ao longo dos últimos dois anos. Tanto a mulher como o homem que aparecem na imagem não têm traços parecidos com os de Marielle ou de um dos dois traficantes que usaram o apelido de Marcinho VP – Márcio Amaro de Oliveira, ex-chefe do tráfico no Morro Dona Marta e Márcio dos Santos Nepomuceno, que comandou o tráfico no Complexo do Alemão

Além disso, a versão mais antiga da foto foi publicada em um Fotolog em 2005 e a legenda faz referência ao ano de 2001 como a data em que foi tirada. Nepomuceno foi preso em 1996 e Oliveira, em 2000. Logo, nenhum dos dois poderia estar nessa imagem. Nepomuceno permanece detido até hoje. Oliveira foi assassinado dentro da unidade 3 do complexo penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro, em 2003

A companheira de Marielle era a arquiteta e ativista Mônica Tereza Benicio. As duas se conheceram em 2004, durante uma viagem de carnaval entre amigos, e ficaram juntas por 14 anos.

Uma versão semelhante dessa checagem foi feita por Aos Fatos, Boatos.org, E-Farsas, G1, Extra, UOL Confere e Veja.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo