A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Ambev distribuirá álcool em gel a hospitais, e não à população

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
19.mar.2020 | 16h39 |

Circula nas redes sociais que a Ambev, empresa brasileira de produção de bebidas, vai distribuir álcool em gel para a população em geral, auxiliando na prevenção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Essa sugestão foi encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui, onde é possível recomendar conteúdos para a nossa equipe verificar. 

“A Ambev está distribuindo gratuitamente (…) álcool gel para hospitais”
Sugestão encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui

VERDADEIRO

A assessoria de imprensa da Ambev informou que a empresa está produzindo álcool em gel para doar a hospitais municipais do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal. Serão 500 mil unidades, que deverão ser entregues aos estabelecimentos de saúde. “Considerando que uma das restrições para a sua reposição é a embalagem para envase, a Ambev disponibilizará o álcool em gel em garrafas PET como as utilizadas para suas bebidas, que hoje não estão em falta. O álcool virá do processo cervejeiro, além do retirado na produção de Brahma 0.0”, explicou a empresa em nota


“A Ambev está distribuindo gratuitamente mais de 1 milhão de unidades de álcool gel para (…) população em todo Brasil. A empresa [Ambev] disponibilizou um site para que os interessados possam pesquisar quais os pontos de distribuição [de álcool em gel] mais próximos de seu endereço”

Sugestão encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa da Ambev informou que a empresa não irá realizar uma distribuição geral de álcool em gel para a população. Na realidade, a iniciativa da marca visa doar o material apenas para hospitais municipais do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal. 

O link que circula pelo WhatsApp encaminha o usuário a um site falso da Ambev. Nele, o usuário é convidado a digitar seu CEP para ver quais os pontos de distribuição próximos à sua residência. No entanto, acaba sendo direcionado a um pedido de encaminhamento da mensagem falsa para cinco pessoas no aplicativo, muito semelhante ao que ocorre em golpes para o roubo de dados pessoais.

Essa informação também foi verificada pelo Boatos.org.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo