A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Propaganda de ‘acesso grátis’ ao Netflix durante pandemia é falsa e direciona a site pirata

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
19.mar.2020 | 18h44 |

Circula no WhatsApp que a plataforma Netflix decidiu liberar o acesso a filmes e séries do seu catálogo pelo “período de isolamento das pessoas”, que estão em casa para se prevenir contra contaminações pela Covid-19, o novo coronavírus. Essa sugestão foi encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui, no qual é possível recomendar conteúdos para verificação. Confira o resultado:

“A Netflix decidiu liberar o acesso a sua plataforma de filmes e séries pelo período de isolamento das pessoas, mas é por pouco tempo o cadastramento! Corre no site”
Sugestão encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O link indicado na mensagem não é de um site de propriedade da Netflix. O domínio “netflix-usa.net” está registrado na plataforma GoDaddy, serviço pelo qual é possível manter um endereço na internet sem a necessidade de identificação pública. Como não dá para saber quem está por trás do domínio, é possível que o site seja usado para fins maliciosos. Os endereços reais da empresa, como “netflix.com” e o “netflix.com.br” estão registrados no nome da própria Netflix e suas subsidiárias.

A assessoria de imprensa da Netflix confirmou, em nota, que a plataforma não liberou o acesso ao seu catálogo de filmes e séries pelo “período de isolamento”. Segundo a empresa, não há nenhum tipo de benefício de gratuidade em vigor no Brasil, seja motivado pelo isolamento recomendado em função das contaminações pelo novo coronavírus ou não

“A segurança dos nossos assinantes e sua informação é prioridade para a Netflix, e sabemos que hoje estão circulando pela Internet e aplicativos de mensagem algumas ofertas envolvendo o nosso serviço que são falsas”, disse a empresa

Para saber as ofertas válidas da Netflix, é necessário acessar o site da empresa ou entrar em contato pelo serviço de atendimento ao cliente, no telefone 0800-761-4631. Caso perceba alguma movimentação estranha em sua conta, é aconselhável visitar o site da Netflix e seguir as dicas de segurança. 

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Natália Leal e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo