A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

#Verificamos: É falsa nota da Petrobras que anuncia fechamento de refinarias por causa da Covid-19

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
19.mar.2020 | 17h06 |

Circula nas redes sociais uma nota supostamente assinada pelo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. No comunicado, é dito que as refinarias da companhia vão ser fechadas a partir do dia 24 de março por causa da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. 

“Informamos todos os postos de nossa rede em todo Brasil, para manterem os postos abastecidos, por devido surto à pandemia de (Covid-19), (sic) paralisaremos a partir do dia 24/03 as nossas refinarias por um período de 15 dias”
Nota atribuída ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, que circula nas redes sociais

FALSO

A nota analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa da Petrobras confirmou que esse documento não foi publicado oficialmente pela empresa. A companhia informou, ainda, que não há previsão de fechamento temporário de refinarias no próximo dia 24. A BR Distribuidora, em sua conta no Facebook, também disse que as informações são falsas.

Em seu site, a estatal listou uma série de medidas que estão sendo tomadas durante a pandemia de Covid-19. Isso inclui o teletrabalho para pessoas que não precisam estar fisicamente, o cancelamento de reuniões presenciais e a suspensão de todas as viagens de funcionários para o exterior. O fechamento de refinarias não está entre essas medidas.

Vale reparar que a “nota” apresenta várias inconsistências. São vários erros de português, incluindo o mau uso das vírgulas. O nome do presidente da companhia também está grafado incorretamente: o sobrenome dele é Castello Branco, e não Castelo Branco, como aparece na imagem.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo