A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Maju Coutinho passeou na orla do Rio durante isolamento contra novo coronavírus

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
20.mar.2020 | 17h26 |

Circulam pelas redes sociais quatro fotos que mostram Maju Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, da Rede Globo, e seu companheiro, Agostinho Paulo Moura, caminhando pela orla do Leblon, no Rio de Janeiro. Segundo a legenda, as cenas foram registradas recentemente, contrariando a recomendação das autoridades para que as pessoas fiquem em casa e, com isso, evitem a propagação do novo coronavírus. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Em plena quarentena ela foi passear com o marido no calçadão e ainda tirando self (sic). Depois a Globo quer criticar o Bolsonaro. Muita cara de pau. #globolixo. Maju coutinho🤔🤔🤔 Depois vai pro jornal falar que o presidente prolifera o vírus. #hipócrita”
Legenda de post no Facebook que, até as 16h de 20 de março de 2020, tinha 683 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. As fotos que mostram a apresentadora Maju Coutinho não foram feitas recentemente, durante o período em que o autoisolamento é recomendado para evitar o agravamento da pandemia de Covid-19. A publicação das imagens ocorreu em 26 de maio de 2019 em reportagem do site da revista Quem, ou seja, muito antes do início do surto do novo coronavírus. A doença começou a se espalhar em dezembro, na cidade de Wuhan, na China.

O autor das cenas é o fotógrafo JC Pereira, da AgNews. Segundo a reportagem, que traz 12 fotos do casal, Maju e seu companheiro passearam na orla do Leblon durante aquele domingo e posaram para selfies com os fãs.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo