A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Lupa lança newsletter especial diária que desmente boatos sobre novo coronavírus

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.mar.2020 | 18h55 |

Chá de alho cura coronavírus? Israel e Cuba já têm vacina contra a doença? Artistas estão desrespeitando a quarentena? O governo vai cortar aposentadorias de quem estiver andando pela rua enquanto deveria estar isolado? Estas e outras dúvidas estão inundando as redes sociais nas últimas semanas, diante da pandemia do novo coronavírus e da Covid-19. E com a quantidade de informação que circula, está difícil separar o que é verdadeiro e confiável do que não é.

Por isso, a Lupa lança mais uma forma de esclarecer informações sobre a doença: uma newsletter diária e especial sobre o tema, com informações checadas pela equipe de reportagem e com curadoria da diretoria de conteúdo da agência. O conteúdo passa a ser enviado na terça-feira (24), diariamente, sempre após as 19h. Para recebê-la, clique aqui e preencha o formulário.

Na newsletter, você também vai receber conteúdos verificados por plataformas de checagem em todo mundo que integram a aliança global contra a desinformação sobre a pandemia, liderada pela International Fact-Checking Network (IFCN), a rede mundial de checadores. Por último, mas não menos importante, a Lupa indica produções relevantes dos parceiros que organizam o Festival 3i, o maior festival de jornalismo digital do Brasil. São 12 plataformas 100% nativas digitais, além da Lupa, e todas também estão em um esforço para frear a desinformação sobre a Covid-19.

“É surpreendente a quantidade de informações equivocadas que surgem todos os dias sobre essa doença, e o que podemos fazer agora é esclarecê-las. A newsletter é mais uma forma de estarmos perto do nosso leitor, dando a ele a informação qualificada necessária para que ele tome suas decisões, como sempre foi e sempre será o nosso compromisso”, afirmou Natália Leal, diretora de Conteúdo da Lupa.

“Neste momento de desinformação e guerra de narrativas patrocinada até por autoridades, achamos que poderíamos avançar na comunicação. Se há duas frentes de guerra contra o coronavírus, uma é o pelotão dos profissionais de saúde contra o vírus e a outra, o pelotão dos profissionais de comunicação contra a desinformação”, diz Gilberto Scofield Jr, diretor de Negócios e Estratégia da Lupa.

 

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo