A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de banhistas em Copacabana não foi tirada ‘durante quarentena’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
24.mar.2020 | 18h48 |

Circula nas redes sociais uma foto que mostra a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, cheia de pessoas. Segundo a legenda, a foto teria sido tirada durante a crise da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

BRASIL DE QUARENTENA NO RJ. O que vai morrer de gente a Itália irá perder longe
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 17h30 do dia 24 de março de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 50 pessoas

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga. A foto foi tirada em 2009, pelo fotógrafo Ricardo Leoni, da Agência O Globo. Em julho do ano passado, ela foi incluída em uma galeria de fotos publicada pelo jornal O Globo. A série de imagens comparava a paisagem da praia de Copacabana, na altura do Posto 5, antes e depois de uma ressaca que reduziu significativamente a faixa de areia.

Fotos em reportagem do jornal O Globo, publicada no último domingo (22), mostram que as praias do Rio de Janeiro, incluindo Copacabana, estavam vazias no último final de semana. Desde sábado (21), está em vigor decreto do governo estadual que proíbe a população de frequentar as praias do estado.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Nathália Afonso

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo