A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É montagem tuíte de Gusttavo Lima chamando oposição a Bolsonaro de ‘suja’

Editor | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.mar.2020 | 18h39 |

Circula nas redes sociais um suposto tuíte do cantor sertanejo Gusttavo Lima, no qual ele diz que críticos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “estão torcendo para ter muitas mortes para poderem usar de palanque político”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Em nenhum outro país a oposição incluindo a mídia está usando a crise do coronavírus para atacar o governo. Aqui no Brasil não só estão usando como estão torcedo (sic) para ter muitas mortes para poderem usar de palanque político. A oposição ao governo Bolsonaro é muito suja”
Tuíte atribuído ao cantor Gusttavo Lima que, até as 19h do dia 23 de janeiro de 2020, tinha sido compartilhado por cerca de 500 pessoas

FALSO

O tuíte analisado pela Lupa não foi publicado pelo cantor Gusttavo Lima. Essa publicação foi feita originalmente por uma conta chamada @PATRIOTAS, que defende o presidente no Twitter, exatamente no mesmo horário que aparece na imagem: 1h47 do dia 19 de março de 2020. Isso significa que alguém substituiu o cabeçalho da mensagem original com a conta do cantor sertanejo.

Embora Lima seja eleitor de Bolsonaro e, recentemente, tenha aparecido em fotos com o filho mais novo do presidente, Jair Renan, ele raramente fala sobre política no Twitter. Desde o início, ele não fez qualquer menção ao assunto em sua conta na rede social.

Por e-mail, a assessoria do cantor informou que, “ao que tudo indica”, o tuíte não foi publicado “pelo cantor e por ninguém da equipe”.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Nathália Afonso

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo