A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Imagem de mercado saqueado em SP é antiga e não tem relação com Covid-19

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
27.mar.2020 | 17h13 |

Circula nas redes sociais foto de um suposto saque a um supermercado em São Vicente, litoral de São Paulo. Na legenda, é dito que o crime foi causado pelas medidas de isolamento tomadas por causa da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Já começou, e o desemprego nem subiu ainda! Vão produzir um cenário de caos, de anomia, de terra sem lei, de Mad Max!”
Imagem publicada no Facebook que, até as 13h do dia 27 de março de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 280 pessoas

FALSO

A foto analisada pela Lupa é antiga e não tem relação com a crise da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A imagem que circula pelas redes sociais é um frame de uma reportagem feita em junho de 2013 pela TV Tribuna, retransmissora da TV Globo na Baixada Santista. A repórter informa que os assaltos tinham ocorrido em dois mercados próximos na cidade de São Vicente, no litoral paulista.

O post que circula pelo Facebook mostra um tuíte de um jornalista que compartilhou uma reportagem do site 1News  com o seguinte título: “Coronavírus: mercado e lojas são saqueados em São Paulo; tudo foi levado”. O site usou uma foto de um dos supermercados citados na reportagem de 2013 para ilustrar um suposto saque que teria acontecido recentemente. Posteriormente, o 1News redirecionou o link que circula nas redes sociais para outro conteúdo – mas ainda é possível ver a publicação original usando o cache do Google. O tuíte também foi apagado, mas também está disponível no cache do Google.

Por telefone, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que não houve saque em mercados ou supermercados em São Vicente.

Esse boato também foi desmentido pelo Aos Fatos, Fato ou Fake e Folha de S Paulo.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo