A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso áudio de assessor do governo do Ceará pedindo que TV faça oposição a Bolsonaro

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.mar.2020 | 17h26 |

Circula no WhatsApp um áudio que supostamente teria sido gravado por um assessor do governo do Ceará aconselhando a TV Verdes Mares, retransmissora da Rede Globo, a fazer oposição ao governo Bolsonaro. A gravação teria sido feita por um homem chamado Ricardo Certi. Essa sugestão foi encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui, no qual é possível recomendar conteúdos para verificação. Confira o resultado:

“VAZOU!!! Áudio de Ricardo Certi, assessor da Casa Civil do Camilo para o Sistema Verdes Mares😱😱😱”
Sugestão encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui

FALSO

O áudio analisado pela Lupa não é de um assessor da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. Em sua conta no Instagram, a administração estadual classificou a gravação como “falsa” e informou que o episódio foi “comunicado às autoridades policiais para a devida investigação”. 

Na gravação do WhatsApp, o homem que se passa por um assessor do governo afirma que era dever da TV Verdes Mares – uma emissora de televisão de Fortaleza, capital do Ceará – criticar o governo Bolsonaro, enquanto o governo iria fechar comércios para gerar mais revolta. O texto que acompanha o áudio diz que se trata de Ricardo Certi, assessor da Casa Civil do Ceará. No entanto, o portal de transparência do governo estadual indica que não há nenhum assessor com este nome na secretaria.

No último sábado (28), o governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que iria prorrogar até o dia 5 de abril a proibição do funcionamento do comércio no estado. “Sei que é importante a preocupação do setor produtivo com a economia, negócios, essa preocupação é nossa também mas nesse momento o que deve prevalecer, e não tenho dúvida que estou tomando a decisão que considero mais correta nesse momento, é proteger o cearense”, disse o governador. 

Essa informação também foi desmentida pelo Boatos.org.

Editado por: Natália Leal e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo