A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É montagem foto de Fátima Bezerra com boneco vodu de Bolsonaro

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
31.mar.2020 | 15h36 |

Circula nas redes sociais uma foto da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), na qual aparecem um boneco vodu do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e outros objetos ligados a religiões de matriz africana. De acordo com o texto, a política estava fazendo “feitiçaria” contra o chefe do Executivo. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Governadora do RN Fátima Bezerra do PT, fazendo feitiçaria p/ #Presidente a que ponto essa raça chegou..#Deus é com o presidente”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 15h do dia 31 de março de 2020, tinha sido compartilhada por cerca de 300 pessoas

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é uma montagem. O boneco vodu contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi inserido digitalmente na imagem, junto com outros objetos ligados a religiões de matriz africana. A imagem original foi publicada em 27 de março pela própria governadora Fátima Bezerra (PT) em sua página oficial no Facebook. Sobre a mesa estão telefones celulares, um par de óculos e uma garrafa de álcool gel.
 

A governadora Fátima Bezerra recebeu hoje o prefeito do Natal, Álvaro Dias, juntamente com o vice-governador, Antenor…

Publicado por Fátima Bezerra em Sexta-feira, 27 de março de 2020

Segundo a governadora, a foto foi tirada durante uma reunião para discutir medidas conjuntas de prevenção ao novo coronavírus entre o governo do estado e a prefeitura de Natal. Estão presentes na foto o prefeito da capital potiguar, Álvaro Dias (PSDB), o vice-governador, Antenor Roberto (PCdoB), e o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia (cortado na montagem).

Essa informação também foi verificada por veículos do Rio Grande do Norte, incluindo o Saiba Mais e o portal Grande Ponto.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo