A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Isac Nóbrega/PR
Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro publica vídeo no Twitter com informações falsas sobre desabastecimento da Ceasa em Minas Gerais

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
01.abr.2020 | 13h59 |

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou no Twitter um vídeo que teria sido gravado na unidade das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na filmagem, um homem mostra as instalações vazias e afirma que “isso se chama desabastecimento”. Na sequência, ele faz elogios ao presidente e critica a postura dos governadores. Bolsonaro escreveu na publicação que as informações do vídeo “são fatos e realidade que devem ser mostradas”. Cinco horas depois, o presidente apagou o tuíte. A Lupa checou a informação:

“Isso aqui [pátio da Ceasa vazio] se chama desabastecimento”

Vídeo tuitado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no dia 1º de abril de 2020, que até as 11h do mesmo dia tinha mais de 7,5 mil compartilhamentos e 28 mil curtidas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa.  De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), o fluxo de abastecimento segue normal desde o dia 12 de março. A assessoria de imprensa da CeasaMinas também confirmou que “não há qualquer desabastecimento” nas unidade da Ceasa. Na manhã desta quarta-feira (1º), o portal G1 filmou a chegada e a descarga de diversos caminhões de alimentos na Ceasa. A rádio CBN também visitou o local e mostrou o interior completamente abastecido.

Na filmagem compartilhada pelo presidente, o homem que grava o vídeo não se identifica, mas afirma que está fazendo o registro na terça-feira, dia 31 de março. Ele diz que a Ceasa está desabastecida e critica as medidas de isolamento social impostas pelos governadores. Em nota, a Seapa afirmou  que a “informação é inverídica”. Segundo a secretaria, o vídeo foi gravado no momento em que o espaço estava sendo limpo e que, durante a ação, é proibida a permanência de caixas com alimentos.

No dia 18 de março, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que a agropecuária brasileira continua produzindo e abastecendo os mercados. “O Brasil é um grande celeiro, produtor de alimentos, e não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo”, afirmou a ministra.

Editado por: Chico Marés e Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo