#Verificamos: Propaganda de produto ‘para melhorar a imunidade’ supostamente endossado por Luciano Huck é falsa
Circula pelas redes sociais uma propaganda de um produto para melhorar a imunidade que teria sido recomendado pelo apresentador de TV Luciano Huck. Ao clicar, a pessoa é levada para uma página em que aparece a foto do artista, com a frase “Clique no botão para saber mais sobre o produto que Luciano Huck recomenda!”. O internauta é então redirecionado para um site com a propaganda de uma fórmula de emagrecimento, novamente com uma foto de Huck em destaque. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“MELHORE-SUA-IMUNIDADE (…)
Clique no botão para saber mais sobre o produto que o Luciano Huck recomenda”
Texto de link que circula no Facebook que, até as 19h de 1º de abril de 2020, tinha 693 compartilhamentos
A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa de Luciano Huck informou, por WhatsApp, que ele não tem nenhuma relação com o produto anunciado. “Trata-se de uso indevido de sua imagem”, disse. Além disso, o link promete uma solução para melhorar a imunidade, mas na verdade direciona o internauta para uma página que vende uma fórmula de emagrecimento chamada Keto Boost.
Uma “notícia” no site acessado pelo link traz a informação falsa de que Huck investiu R$ 1 milhão na pesquisa de “Carol Zucatelli” na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o que permitiu a criação do produto. Não há, no entanto, nenhuma pessoa com esse nome na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um banco de currículos de cientistas e pesquisadores brasileiros. A foto de Zucatelli que aparece na página também é falsa. O retrato, na verdade, é da estudante universitária Sacha Aubrey Alves Rodrigues Santos, da Universidade de Fortaleza (Unifor).
A empresa responsável pela venda do Keto Boost é o Clube Saúde & Bem Estar. O site oferece uma amostra grátis, prometendo cobrança apenas de frete, mediante o fornecimento dos dados de cartão de crédito do interessado. Sem perceber, no entanto, a pessoa faz uma assinatura para a aquisição do produto e, tempos depois, recebe uma nova remessa com cobrança de R$ 159,90. No site ReclameAqui há 11.980 reclamações contra a empresa, muitas delas de pessoas que não conseguem cancelar o recebimento do produto.
Essa estratégia tem sido usada para a venda de outros produtos. A Lupa checou anteriormente outros sites que usavam indevidamente a imagem do médico Drauzio Varella para oferecer um remédio para “reverter a diabetes”, um suplemento contra dores articulares e uma fórmula para a perda de memória.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Chico Marés
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)