A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que todos os infectados pelo novo coronavírus em Blumenau estão curados

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
01.abr.2020 | 18h33 |

Circula pelas redes sociais que todos os pacientes que contraíram a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em Blumenau (SC) estão curados. De acordo com o texto, até mesmo um paciente de 72 anos viu-se livre da doença. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Todos infectados pelo covid 19 estão curados em Blumenau-Santa Catarina, dentre eles um idoso de 72 anos”

Texto de imagem em post do Facebook que, até as 16h de 1º de abril de 2020, tinha mais de 6,5 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. De acordo com o boletim divulgado na última terça-feira (31) pelo governo de Santa Catarina, Blumenau era a segunda cidade do estado com maior número de casos confirmados de Covid-19. O município tinha 19 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. Os números da Prefeitura de Blumenau, que estão mais atualizados, indicam a existência de 33 casos confirmados até 31 de março. Ou seja, não é verdadeira a informação de que todos os pacientes infectados estão curados.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau, afirmou, pelo WhatsApp, que o idoso de 72 anos citado no post ainda não teve diagnóstico confirmado para Covid-19. Ele testou positivo em um exame particular, mas o segundo resultado, feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), deu negativo. Uma outra contraprova está sendo produzida pelo Lacen.

A secretaria explicou ainda que, embora alguns pacientes tenham se curado, não há um balanço do total. O número de casos confirmados têm crescido a cada dia na cidade. “Dos demais casos confirmados, não temos nenhum registro de óbito. Alguns já foram liberados da quarentena, mas outros seguem”, informou a pasta.

Embora o post não tenha incluído o link da página onde a “notícia” saiu originalmente, ela foi publicada pelo site A Trombeta e teve mais de 2,6 mil compartilhamentos até esta quarta-feira (1º). O texto tem data de 29 de março, mas se refere ao dia 23 daquele mês, quando o número de casos era bem mais baixo. Ainda assim, o boletim sobre o novo coronavírus divulgado pela prefeitura em 23 de março indicava nove casos confirmados em Blumenau e não informava, em nenhum momento, que todos tinham sido curados.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo