A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Pelo quarto ano seguido, Lupa renova ‘selo de qualidade’ junto à IFCN

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.abr.2020 | 16h00 |

A Agência Lupa, mais uma vez, foi reconhecida como membro verificado da International Fact-Checking Network (IFCN), a rede mundial de checadores de fatos. Pelo quarto ano seguido, a Lupa foi aprovada em uma auditoria que analisa se a plataforma de checagem cumpre com os requisitos do Código de Ética e Conduta da instituição.

A agência é um membro verificado da IFCN desde março de 2017. Isso significa que a Lupa segue à risca os preceitos do código, que foi estabelecido em 2016: é transparente com relação a suas fontes de informação, ao financiamento do seu trabalho e à sua metodologia, é apartidária e mantém uma política de correção clara e pública. 

Para a diretora de conteúdo da Lupa, Natália Leal, o processo de auditoria é fundamental para garantir a confiabilidade do trabalho feito pela agência. “A renovação do selo de membro verificado da IFCN é também um reconhecimento da seriedade que temos ao desempenhar o nosso papel na sociedade como veículo de informação”, disse ela.

Atualmente, a IFCN conta com 75 membros verificados. Outras 15 plataformas de checagem estão em processo de renovação do selo, ou seja, em meio à auditoria. A Lupa é a plataforma de checagem brasileira mais vezes avaliada – e aprovada – pela IFCN no processo de auditoria. Além da agência, no Brasil,  Aos Fatos e a unidade de checagem do jornal O Estado de S.Paulo, Estadão Verifica, são os únicos que conquistaram o selo da instituição.

Veja a seguir o resultado das avaliações dos últimos anos, como consta no site do Poynter Institute.

Agência Lupa (Brazil | Renewed on May 11 2019 | cover letter | assessment | Year 2: application | assessment | Year 1: application | assessment )

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo