A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo de desfile com Mourão que ‘deixou a Globo aflita’ é celebração de colégio no RS

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.abr.2020 | 13h52 |

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), liderando um desfile militar. Na legenda, é dito que a marcha teria sido em Brasília, na noite de ontem (embora as imagens sejam, claramente, durante o dia), que a Globo não mostrou e o YouTube tirou o vídeo do ar. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“É de ARREPIAR

Brasilia ontem á noite..porq (sic) a globo nao (sic) mostrou?
Já foi até retirado do YouTube.
Repassem sem dó.
Os diretores e o pessoal da Globo estão aflitos com a circulação desse vídeo. Faça-o circular”
Vídeo publicado no Facebook que, até as 13h30 do dia 2 de abril de 2020, tinha sido compartilhado por 32 mil pessoas

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa não foi filmado recentemente, nem de noite, nem em Brasília,  e tampouco foi retirado do YouTube. Na verdade, as cenas foram gravadas no 107º aniversário do Colégio Militar de Porto Alegre, na manhã de 23 de março de 2019. Ex-aluno do colégio, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) liderou o chamado Desfile da Saudade, com tropas formadas por outros ex-alunos da instituição. É possível encontrar gravações desta mesma cena, de ângulos diferentes, no YouTube. O vídeo foi publicado ainda em 2019, mas voltou a circular nesta quinta-feira (2).

A mesma legenda aparece em outros vídeos que também circulam no Facebook, incluindo entrevistas coletivas e transmissões ao vivo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), falas de parlamentares aliados do governo e até mesmo uma entrevista do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à GloboNews.

Esse padrão repetitivo indica uma ação coordenada de desinformação, provavelmente através de perfis falso automatizados, ou “robôs”. A inadequação das legendas aos vídeos indica erro na automatização das publicações.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo