A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antiga foto de Tiago Leifert com funcionários do BBB ‘comemorando recorde de audiência’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.abr.2020 | 14h38 |

Circula nas redes sociais uma foto do apresentador Tiago Leifert, do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, com um grupo de pessoas. Na legenda, é dito que a equipe do programa saiu para jantar em um restaurante de luxo enquanto pede para a população ficar em casa para se proteger da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“A ‘Globbels’ pede fica em casa, enquanto seus funcionários do ‘BBB lixo’ ficam comendo em um restaurante de luxo, comemorando o Record de audiência. Isolamento e fome pra vcs, milhões pra Globo. Isso a Globo a não mostra!!!”
Imagem publicada no Facebook que, até as 14h do dia 3 de março de 2020, tinha sido compartilhada por cerca de mil pessoas

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga. Essa foto foi tirada no dia 28 de março de 2019, ou seja, quase um ano antes da epidemia de Covid-19 chegar ao Brasil. Ela foi publicada pelo apresentador Tiago Leifert em sua conta no Instagram. “Oi, nós somos o BBB [Big Brother Brasil], prazer! É o trabalho desse pessoal (e ainda está faltando muita gente) que vocês assistem todo dia”, diz o apresentador, na legenda da foto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Oi nós somos o BBB, prazer! É o trabalho desse pessoal (e ainda tá faltando MUITA gente na foto) que vcs assistem td dia.

Uma publicação compartilhada por Tiago Leifert (@tiagoleifert) em

Na ocasião, a equipe do programa comemorava votação recorde em um “paredão”, que seleciona qual participante deve deixar a casa do BBB. Segundo a TV Globo, a votação teve um total de 202 milhões de votos. Olhando atentamente, é possível ver uma faixa no fundo da foto: “Parabéns BBB 19: 202.406.432 milhões (sic) de votos”. 

Nesta semana, o BBB, agora em sua 20ª edição, voltou a quebrar o recorde de votações. De acordo com a TV Globo, foram 1,5 bilhão de votos no “paredão” realizado na última terça-feira (31).

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Nathália Afonso

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo