A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antiga foto que mostra fila em frente ao Bom Prato em São Paulo

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.abr.2020 | 16h46 |

Circula pelas redes sociais uma fotografia mostrando uma fila em frente ao restaurante Bom Prato de São Bernardo do Campo, em São Paulo. A legenda afirma que o governador João Doria (PSDB) fechou demais restaurantes para evitar aglomerações, mas que “ampliou o atendimento do Bom Prato, um restaurante estatal” e que o resultado da política seria a fila mostrada na fotografia. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Exemplo: Dória fechou os restaurantes para evitar aglomerações e ampliou o atendimento do Bom Prato, um restaurante estatal. Resultado?”
Imagem publicada no Facebook que, até as 16h do dia 3 de abril de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 800 pessoas

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga. A fotografia foi tirada na inauguração do restaurante Bom Prato Dia e Noite, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, no dia 15 de janeiro de 2019. Ela foi originalmente publicada pela página SãoBernardo.INFO, um site de notícias com foco na cidade. Ou seja, a imagem não mostra uma fila atual no restaurante causada pela política de isolamento social do governo de São Paulo.

A partir do dia 24 de março, o governo de São Paulo decretou o fechamento de todo o comércio, exceto serviços essenciais de alimentação, saúde, limpeza e segurança. Restaurantes e bares ficaram proibidos de servir alimentos e bebidas em mesas ou balcões, e só podem atender pedidos por telefone ou pela internet.

Na última segunda-feira (30), o governo paulista ampliou o atendimento de todas as unidades Bom Prato para atender pessoas em vulnerabilidade social durante a pandemia da Covid-19. As refeições serão entregues em embalagens descartáveis e não será permitido se alimentar no estabelecimento.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

 

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo